principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Motor EA-111 1.6 - Golf Tipo 1J

Fonte: Press-Release VW do Brasil
Imagens: Divulgação VW do Brasil
Edição: Alexandre Rafael Ziebert

Data: 07 de Março de 2001

O Golf 1.6, agora conta com uma motorização mais econômica e com melhor desempenho em baixas e médias rotações, conta com as seguintes diferenças:

Motor:

- Novo sistema de acelerador eletrônico inteligente E-GAS, deixando de ser reativo e passando a ser proativo. O resultado é uma melhor dirigibilidade e redução no consumo de combustível.
- Unidade de comando de última geração (de simples 16MHZ passa para duplo de 20 MHZ): segurança contra falhas.
- Novo sistema de balancim roletado RSH: proporciona menor atrito no eixo do comando do motor, uma dirigibilidade mais suave (conforto), melhor retomada de velocidade e economia de combustível.
- Maior torque em baixas rotações.
- Filtro de ar: "Designer Filter" - incorporado à tampa do motor, de forma estilística.
- O custo da manutenção se tornará mais baixo devido à nacionalização das peças.

Cárter:

- O cárter passa a ser híbrido alumínio / ferro fundido.
- Altura livre do motor em relação ao solo foi elevada em 4 cm,reduzindo batidas.

 

Principais diferenças do motor EA111

A família EA 111 é um sucesso em termos de durabilidade e os maiores destaques do novo motor 1.6L são:

- A utilização da tecnologia de balancins acionados por roletes.

- Filosofia de gerenciamento do motor que utiliza o torque como parâmetro (explicado adiante).

- Acionado por acelerador inteligente E-GAS. O projeto, dimensionado para motor 1.6L, conta com bloco do motor de ferro fundido e possui seis pontos de fixação entre motor e câmbio, reduzindo a amplitude das vibrações do conjunto motor e câmbio e auxiliando a melhorar as características acústicas do veículo. O sistema de acionamento de válvulas chamado RSH (em alemão "RollenSchleppHebel" ou balancins acionados por roletes) é uma das grandes novidades deste motor. Possui a vantagem de diminuir a potência de atrito no conjunto, por contar com um rolamento na superfície de contato com o came e dispõe de tucho hidráulico, que elimina as folgas e diminui os níveis de ruído.

- Outra grande vantagem é a liberdade do projeto dos cames: os parâmetros básicos do comando de válvulas foram determinados por estudos teóricos com software específico, visando ao atendimento dos objetivos de desempenho.

- A adoção do acionamento de válvulas permitiu melhor distribuição da massa, contribuindo para um cabeçote de menor peso e melhores características de refrigeração.

 

Acelerador inteligente E-GAS

Ao lado das inovações tecnológicas construtivas, também o sistema de gerenciamento eletrônico do motor traz novidades em hardware e software.

- A Volkswagen introduziu a filosofia "torque" de gerenciamento, onde a tensão elétrica fornecida pelo pedal do acelerador é interpretada pelo módulo de controle (ECU) como o torque final que o motor deve fornecer. A vantagem da melhor dirigibilidade (conforto) proporcionada por este software é que o módulo de comando se encarregará de abrir a borboleta e ajustar os outros parâmetros de forma que o motor entregue o mesmo torque, desde que o motorista mantenha a mesma posição do pedal. Da mesma forma, a utilização eventual de um combustível de menor octanagem também afetará menos a dirigibilidade.

- Em situações dinâmicas (uma aceleração, por exemplo), o sistema tem condições de planejar como será a evolução dos parâmetros do motor, pois ele tem todo o controle sobre como a aceleração será feita. Ou seja, no sistema convencional, a ECU "corre atrás" para adequar combustível, avanço etc. às solicitações do motorista. Com a filosofia "torque", a ECU sabe de antemão quanto de combustível e qual avanço deverá selecionar porque ela está comandando a aceleração. O sistema é "proativo", em vez de simplesmente "reativo". A diferença é sentida no conforto ao dirigir - sem solavancos, no consumo e na menor emissão de poluentes.

- Para garantir a velocidade de cálculo necessária para planejar as ações solicitadas pelo motorista e executá-las em tempo, o módulo de comando utiliza um processador duplo de 20 MHZ, o mais rápido já utilizado pela Volkswagen no Brasil. Normalmente, os processadores são simples, de 16 MHZ. Além da filosofia "torque", o novo software mantém os recursos hoje existentes.

 

Câmbio MQ200

- O Golf 1.6 também passa a ser equipado com o novo câmbio MQ200. Um projeto alemão, que caracteriza-se por suas pequenas dimensões, baixo peso (apenas 29,5 kg sem óleo, cujo volume é de apenas 1,9l), alta precisão de engates e durabilidade. Como grande destaque, temos a utilização de liga em base de magnésio com cerca de 9% de alumínio e 1% de zinco para sua carcaça, obtendo-se uma economia de peso de cerca de 22%.

- Existe ainda a vantagem acústica do magnésio frente ao alumínio (devido a sua característica de maior amortecimento), que implica em ganho de conforto para o usuário. Projetado para obter máxima sensação de conforto na inserção das marchas, conta com um sistema de seleção interna de marchas do tipo "garfos oscilantes" e externa a cabo, com seletora vertical.

- A inércia das embreagens é reduzida a fim de que possa ser freada e sincronizada, aumentando a qualidade de engate. A embreagem foi dimensionada especificamente para o motor EA111 1.6L do Golf, que possui 200 mm de diâmetro e disco sintonizado para isolação das vibrações torcionais do motor. O acionamento foi mantido hidráulico, para uma maior suavidade, conforto e precisão.

Detalhes:

- Maior precisão no engate (não há folga na troca das marchas), maior conforto.
- Curso mais "curto".
- Carcaça em magnésio (material mais nobre) - antes era em alumínio.
- Redução de tamanho e peso do conjunto de câmbio (10kg).

 

Dados Técnicos
Motor EA-113 EA-111
Cilindrada 1595 cm³ 1599 cm³
Diâmetro x Curso (mm) 81,0 x 77,0 76,5 x 86,9
Taxa de Compressão 10,3:1 10,8:1
Potência 101cv a 5600rpm 101cv a 5500rpm
Torque 14,8 kgfm a 3800rpm 14,2 kgfm a 3250rpm
QUADRO DE DESEMPENHO EA-113 EA-111
Velocidade máxima (km/h / rpm) 184 / 5617 184 / 5838
 
Acelerações (segundos)
0-100 (km/h) 11.7 11.7
0-400 (m) 18.8 18.8
0-1000 (m) 33.7 33.9
Retomadas (segundos)
60-100 (km/h) 4ª Marcha 10.5 9.8
60-100 (km/h) 5ª Marcha 14.7 13.8
60-120 (km/h) 4ª Marcha 16.2 15.5
60-120 (km/h) 5ª Marcha 22.9
Consumo (km/l)
Cidade 11.4 11.7
Estrada 16.9 16.9
Peso em ordem de marcha (kg) 1149 1127



© 1997-2014 - Todos os direitos reservados