principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Phaeton - Tipo 3D

Texto: Alexandre Rafael Ziebert
Fotos: Divulgação VW
Edição: Ignacio Montanha

Data: 10 de Março de 2002

72ª Salão de Genebra - A apresentação oficial do VW Phaeton, antes chamado apenas pelo código "D1". Esse luxuoso veículo é a resposta da Volkswagen à Mercedes por tentar invadir o mercado da VW com o MB Classe A, sem obter sucesso.

Com o lançamento do Phaeton, a Volkswagen entra no segmento dos sedans de alto luxo, para disputar com BMW Série 7, MB Classe S e com o irmão Audi A8.

O sedan de 5 metros é carregado de tecnologia e um design imponente, cujo nome de batismo remete ao Deus Sol da mitologia grega; Apolo, que por cometer a imprudência de sair escondido para andar com a carruagem de fogo de seu pai perdeu o controle e espalhou o gelo e o deserto pela Terra. Phaeton significa aquele que brilha.

 

O Phaeton, com 5.06 metros de comprimento, 1.9 metros de largura e 1.45 metros de altura, estará disponível com os mais modernos motores da linha VW: o W12 a gasolina com 420 cv e o mais potente motor diesel para carros de passeio, o V10 TDi com 313 cv. A suspensão é a ar ajustável automaticamente ou manualmente conforme a vontade do motorista, e é equipado também com o sistema 4MOTION de tração integral e o 4-corner CLIMAtronic, logicamente, tudo isso disponível de série.

Ele será feito na fábrica de vidro da Volkswagen, em Dresden na Alemanha. Mas a parte mais inovadora disso não é a fábrica mas sim o atendimento aos proprietários. Quem compra um Phaeton é convidado a ir até a fábrica ver seu carro sendo fabricado e é coberto pelo Phaeton Service®, todos os reparos são controlados da Alemanha via TSC - Technical Service Center (Centro Técnico de Serviço). O concessionário Volkswagen contata o TSC quando um Phaeton entrar em serviço, o objetivo da Rede de serviço: o melhor cuidado com o carro e seu motorista.

Assim em qualquer dia do ano o proprietário pode ser atendido e um ponto importante: se seu carro precisar de reparo, a fábrica disponibiliza outro Phaeton para ele. O Phaeton Service® ainda tem vários outros serviços como o Pick-up and Return que pega o Phaeton, leva para a conserto e o entrega de volta.

 

A Volkswagen pretende comercializar 230.000 Phaetons por ano.

Entrando na Classe D, a Volkswagen quer conquistar o principais mercados dessa Classe: Estados Unidos, Oeste Europeu e Japão. A idade estimada dos compradores é de 50 ou 60 anos, mas de espírito e atitude jovens.

 

Interior

Luxo, esportividade e sobriedade em cada detalhe. Painel, volante, bancos e alavanca de câmbio são revestidos em couro e madeira da mais alta qualidade. O Volante multi-função tem ajuste elétrico em altura e profundidade.

Uma das principais inovações é o 4-Corner CLIMAtronic  que tem 3 vantagens sobre os outros sistemas:

- Cada um dos quatro ocupantes pode escolher sua temperatura desejada, o sistema controla o frio ou calor, a ventilação e a umidade, para que os vidros não fiquem embaçados. A temperatura dos passageiros de trás pode ser selecionada tanto por quem está na frente quanto por quem está no banco de trás.

- A ventilação é indireta, as saídas de ar para ventilação direta são usadas apenas para rápida mudança de temperatura, depois que a temperatura é atingida o sistema a mantêm por ventilação indireta.

- Se for detectado impurezas no ar o sistema automaticamente fecha a entrada e recircula o ar por dentro do carro, o ar é purificado por 2 filtros de carvão ativado e a distribuição da ventilação é controlada por 25 sensores eletrônicos.

No centro do painel há um monitor colorido de cristal líquido de 7" no formato 16:9 (wide screen) chamado de Centro de Informação, que tem a sua volta 8 botões de toque e um giratório para controle do Sistema de som, televisão, sistema de navegação por satélite, CLIMAtronic, computador de bordo e Telefonia.

Como opção há o teto-solar nas versões vidro e solar. Seu teto-solar é o maior disponível no mercado. Tem um sistema anti-turbulência que controla um defletor de ar para não gerar ruídos de vento nem correntes de ar no interior do veiculo. Tem 28 células solares que geram 24 Watts de energia elétrica, e mantêm o a ventilação interna funcionando quando o carro está parado no sol, no verão isso reduz a temperatura interna em até 20 graus.

O volante multi-função oferece controles do computador de bordo e sistema de som.

Os Bancos dianteiros têm 12 tipos de ajustes na versão básica e 18 tipos de ajuste na mais completa, todos elétricos, inclusive com memórias de posição, ventilação interna, aquecimento, e massagem provida pelo apoio lombar. O banco do motorista, integrado ao sistema CAN-BUS do carro, muda para a posição memorizada de acordo com a chave. Como o carro vem com duas (ou mais) chaves, quando o carro é destravado com uma delas o banco se ajusta para a posição memorizada pelo motorista que a usou.

 

Há duas opções de assentos traseiros, o simples de 3 lugares com 6 ajustes elétricos, ventilação e massagem são opcionais. Ou poltronas individuais para dois passageiros, com 10 ajustes elétricos com memórias e sistema Easy-entry, quando a porta é aberta, o banco se desloca 10 centímetros para trás para facilitar a entrada e a saída. Ainda há a possibilidade de ajustar o banco do passageiro da frente por trás, por exemplo: deslocá-lo para frente para liberar mais espaço para as pernas.

O pára-brisa pode ser aquecido, mesmo sem ter a famosas linhas presentes nos vidros traseiros de todo carro, a Volkswagen desenvolveu uma técnica de metal vaporizado que se mantêm invisível mas pode aquecer o vidro, independente disso todo Phaeton tem sensor de chuva, que automaticamente limpa o pára-brisa mantendo sempre uma excelente visibilidade. As palhetas do limpador são fortemente presas independente da velocidade, por um sistema chamado Aero Wiper, um suporte que prende a palheta ao pára-brisa por força aerodinâmica.

Os sistemas integrados são de livre escolha do cliente, desde os materiais dos bancos e console até as funções presentes no Centro de Informação.

 

Os faróis de xenônio para luz alta e baixa garantem a melhor visibilidade à noite. As luzes podem ser acesas por fora do carro. As luzes traseiras são todas vermelhas, exceto as de ré que ainda são brancas. São vários LEDs de duas cores que fazem as luzes de lanterna, freio, ré e setas.

A Carroceria de aço 100% galvanizado, portas e outras partes de alumínio, tudo cortado e soldado a laser. O design de classe e a imponência faz o carro extremamente seguro. Sua carroceria é a mais rígida existente. Com um reduzidíssimo nível de torções, que combinado com uma suspensão inteligente, transmite poucas imperfeições da pista para o interior.

Com a suspensão de alumínio, ajustável em 2 níveis de altura (além do normal) e 4 de rigidez, por bolsas de ar, com uma ótima aerodinâmica o nível de ruído é baixíssimo. Além do nível normal de altura da suspensão há o Low level (15 milímetros mais baixo) e o High Level (25 milímetros mais alto). E os níveis de rigidez: Base, Confort, Sport e Sport2. Em altas velocidades (a partir de 160 km/h) a suspensão automaticamente desce para o nível mais baixo, reduzindo o centro de gravidade, aumentando a aderência e reduzindo o atrito aerodinâmico que conseqüentemente diminui o consumo de combustível.

 

Segurança

São disponíveis 8 Airbags, 2 frontais, 4 laterais e 2 cortina/janela, controlados em vários estágios dependendo da intensidade do impacto. Os cintos de segurança são equipados com retensores pirotécnicos.

Os dispositivos eletrônicos de segurança presentes são:

- ABS: Anti-travamento dos freios.
- BAS: Assistência de frenagem (quando entra o ABS, o sistema eletro-hidráulico dá força máxima ao freio).
- EBD: Distribuição de força de frenagem.
- ASR ou TCS: Controle de tração.
- ESP: Controle de estabilidade.
- EDL: Diferencial auto-blocante (4 no sistema 4MOTION).
- EBC (contém funções do MSR): Controle de freio-motor.
- TPM: Sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

 

Motores

De início existem duas opções: V6 de 240 cv e W12 de 420 cv.

O V6 3.2 litros, 177kW / 241 cv, torque máximo de 315 Nm, vem com câmbio manual de 6 marchas ou Tiptronic de 5 marchas; W12 6.0 litros, 309kW / 420 cv e poderosos 550Nm de torque máximo, e é equipado com o Tiptronic de 5 marchas e o V10 TDi 5.0 litros 230kW / 313 cv com monstruosos 750Nm de torque, de série com um novo câmbio automático Tiptronic de 6 marchas.

O motor W12, o 12 cilindros mais compacto do mundo. Com  5.998 cm³ com apenas 512 mm de comprimento, 715mm de altura e 710mm de largura. Além de compacto, o peso é reduzido graças ao bloco de alumínio e cabeçote e comando de válvulas de magnésio. Os comandos de admissão e escapamento são variáveis o de admissão num raio de 52° e o de escapamento num raio de 22°. Com 4 pré-catalisadores e 2 catalisadores, atende às normas EU-4 de emissão de poluentes.

O motor W12 do cupê Nardo rende 600hp (100 por litro) a 7000 rpm, com uma taxa de compressão de 12:1.

O conceito do motor em W é montar dois Vs de pequeno ângulo inclinados, uma evolução do VR. Duas bancadas VR6 de 15°, ligadas ao mesmo virabrequim.

 

O Motor V6 é a versão de entrada, com 240 cavalos e 315 Nm de torque de 2.400rpm até 4.500rpm e até 6.000rpm mantém 280Nm, o que dá uma incrível elasticidade a esse motor. Vem de série com câmbio manual de 6 marchas mas pode receber o Tiptronic de 5 marchas.

O V10 TDi. O mais potente motor diesel para carros de passeio, possui 5.0 litros, produz 750 Nm a partir de 2000rpm e 313hp a 4000rpm. Terá de série o novo câmbio automático (Tiptronic) de 6 marchas, no modo automático as trocas são feitas pelo DSP (programa dinâmico de trocas de marcha) e no manual as trocas podem ser feitas pela alavanca ou por borboletas atrás do volante como nos Fórmula 1.

 

Equipamentos de Série:

  • Limpadores de pára-brisa Aero Wipers e pára-brisa aquecido.
  • Airbags frontais para motorista e passageiro.
  • Side bags na frente e atrás.
  • Side bags (cortina) na frente e atrás.
  • Airbag do passageiro da frente pode ser desativado.
  • Relógio Analógico no painel.
  • Sistema de som de 8 canais, 10 auto falantes, 190 Watts e CD changer de 6 CDs.
  • Espelhos retrovisores convexos, ajustes elétricos e aquecimento com luz de direção integrada no Phaeton V6.
  • Espelhos retrovisores convexos, ajustes elétricos, aquecimento e recolhimento com luz de direção integrada, posicionado automaticamente com o espelho interno no Phaeton V10 TDi / Phaeton W12.
  • Luzes de saída em todas as portas.
  • BAS.
  • 4-Corner Climatronic com ventilação indireta, com sensor de qualidade do ar e anti-embaçamento.
  • Vidros escuros, reflexão de raios infra-vermelhos na frente, no Phaeton V10 TDI / Phaeton W12.
  • Sistema de alarme anti-roubo com monitoramento interno no Phaeton W12.
  • Saídas duplas de escape cromadas para Phaeton W12 / Phaeton V10 TDI.
  • Bancos dianteiros com 12 ajustes elétricos, incluindo memórias no Phaeton V6 / V10 TDi.
  • Bancos dianteiros com 18 ajustes elétricos, incluindo ventilação, massagem e memórias no Phaeton W12.
  • ESP incluindo ABS, EDL, TCS e EBC.
  • Câmbio automático Tiptronic de 5 marchas no Phaeton W12.
  • Piloto automático.
  • Porta-copos, 2 na frente, 2 atrás.
  • Acabamento em Madeira (painel, laterais de porta, console de porta, console central entre os assentos e alavanca de marcha). 
  • Centro de Informação no centro do console com monitor de 7" (16:9).
  • Estofamento em veludo/couro no Phaeton V6.
  • Estofamento em couro "Vienna" incluindo aquecimento nos bancos dianteiros no Phaeton V10 TDi / Phaeton W12.
  • Iluminação indireta dos instrumentos.
  • Espelho interno anti-ofuscante.
  • Bancos traseiros com sistema Isofix para fixamento para cadeiras de bebê (3).
  • Painel de instrumentos com tela de 5 cores no Phaeton W12.
  • Apoios de Cabeça (5), dianteiros móveis.
  • Rodas de liga leve no Phaeton V6 (7.5 J x 16 com pneus 235/55 R16).
  • Rodas de liga leve no Phaeton W12 / V10 TDi (7.5 J x 18 com pneus 235/50 R18).
  • Coluna de direção com ajuste manual no Phaeton V6.
  • Coluna de direção com ajuste elétrico, easy entry e memórias no Phaeton V10 TDi / Phaeton W12.
  • Luzes de Leitura dianteiras e traseiras.
  • Descansa-braço dianteiro e traseiro
  • Pintura metálica / perolizada no Phaeton V10 TDI / Phaeton W12.
  • Tela multi função no painel de instrumentos.
  • Volante multi-função forrado em couro.
  • Sensor de chuva.
  • Câmbio automático Tiptronic de 6 marchas no Phaeton V10 TDi.
  • Câmbio manual de 6 marchas ou Tiptronic de 5 marchas no Phaeton V6.
  • Suspensão a ar independente.
  • Carroceria totalmente galvanizada
  • Faróis de xenônio no Phaeton V6 / V10 TDi.
  • Faróis Duplos de Xenônio no Phaeton W12.
  • Travamento central com controle remoto e abertura automática em caso de colisão
  • Porta-malas com fechamento elétrico.

Ficha Técnica - Motor W12 6.0
Modelo
12 cilindros em W
Capacidade Cúbica
5,998 cm3
Válvulas
48 (4 por cilindro)
Potência
309 kW / 420 hp a 6,000rpm
Torque
550 Nm a 3,000 rpm
Velocidade Máxima
250 km/h (limitada)
Transmissão / Rodas
Câmbio
Automático Tiptronic de 5 marchas
Tração
Integral 4MOTION
Rodas
7.5J x 18
Pneus
235/50 R 18
Carroceria
Comprimento
5,055 mm
Largura
1,903 mm
Altura
1,450 mm
Entre-eixos
2,881 mm

Ficha Técnica - Motor VR6 3.2
Modelo
6 cilindros em V
Capacidade Cúbica
3,189 cm3
Válvulas
24 (4 por cilindro)
Potência
177 kW / 241 hp a 6,200rpm
Torque
315 Nm a 2,400 rpm
Velocidade Máxima
245 km/h
Transmissão / Rodas
Câmbio
Manual de 6 marchas
Tração
Dianteira
Rodas
7.5J x 16
Pneus
235/55 R 16



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados