principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

História do Scirocco II

Texto e Edição: Ignacio Montanha

Data: 03 de Abril de 2001

- Desde 1976 a VW já trabalhava na 2ª Geração, e os serviços de Giugiaro foram novamente requisitados com a idéia clara transmitida pela VW de que o espaço interno fosse melhorado. 

Enquanto o time da VW trabalhava no desenvolvimento do Scirocco na Alemanha, Giugiaro trabalhava no desenho e soluções estilísticas para o veículo na Itália.

Depois de um estudo em 1977, a VW escolheu um desenho que era totalmente diferente do Scirocco I, o carro cresceria 16,5 cm em sua maioria na traseira, suas linhas se tornaram fluidas e mais suaves com ganho em aerodinâmica, os motores eram os mesmos de 60, 70, 85 e 110 cavalos, com velocidade maxima de 160 km/h para a versão básica e 190 km/h para a GTi.

Desenho aproximado da 2ª Geração do Scirocco

 

- 1981 foi o ano de lançamento do Scirocco II, disponível nas versões L, GL, GT e GTi, o preço final aumentou em 10% em relação à primeira geração; as vendas após o lançamento foram muito melhores que o modelo anterior, e a versão GL foi muito bem aceita pelo público feminino.

Scirocco II GL - 1981

 

Scirocco II GT - 1982

 

- Os motores receberam modificações mínimas como pistões e válvulas mais leves, se tornando mais econômicos, e também foi introduzida uma versão com uma caixa de câmbio chamada "E-gearbox", com marchas mais longas para redução no consumo de combustível.

 

Scirocco II GTS - 1984

- Em 1983 no Salão Internacional de Frankfurt foi apresentado um protótipo com o motor 1.8 16v que gerava 129 cavalos. Com a boa aceitação, logo foi iniciada a produção do Scirocco II 16v, por sinal antes do que muitos esperavam; esse modelo superava os 200 km/h de velocidade final.

Scirocco II 16v

 

- Existiram muitas versões especiais do Scirocco como: White Cat, Tropic, Scala, Storm, Woslfsburg Edition e a GT-II tiveram um elevado sucesso comercial.

Propaganda do Scirocco II na série especial STORM

 

Scirocco II White Cat

 

- Passado alguns anos, agora em 1989 a produção do Scirocco foi consideravelmente reduzida, devido a evolução dos concorrentes tendo como consequência na redução no número de vendas. 

E pensando do futuro, a VW começava a projetar o Corrado, um coupé que mais tarde substituiu o Scirocco.

Scirocco II GTX

 

- No final de sua vida, o Scirocco só estava disponível em duas versões uma com 95 cv, e a 16v com 129 cv. em 1990 o Scirocco só era vendido sob encomenda.

Outro Scirocco II GTX mas com apêndices aerodinâmicos na cor do carro

 

 

- A 1ª Geração do Scirocco foi lançada em 1974 e saiu de linha em 1980, a 2ª Geração foi lançada em 1981 e parou de ser fabricada em 1992.

Propaganda da série especial "Wolfsburg Edition" do Scirocco II em 1984

 

- O Scirocco iria ser fabricado no Brasil para substituir o SP-2, disse a 4 Rodas na época, mas eu não sei se seria para substituir mas acho que seria para a VW daqui ter um modelo realmente esportivo para deixar os Opalões, os Dodge e os Mavecos para trás, no final a fabricação foi cancelada por um motivo misterioso que só os trabalhadores da VW devem saber. Infelizmente a fabricação desse automóvel ficou só no sonho.

Scirocco II GT

 

- Uma curiosidade é que o Scirocco era fabricado na fábrica da Karmann-Ghia em Osnabruck onde a VW só mandava o trem motriz e as suspensões, de resto a carroceria era toda fabricada pela Karmann. O Corrado também foi feito pela Karmann, e até hoje os Golfs Cabrios estão a cargo da Karmann para serem fabricados.

Versão exportada para os EUA do Scirocco II, facilmente reconhecida pelos pára-choque maiores

 

- Enfim, esta união com a Karmann continua até hoje, e atualmente a VW padece de um coupé, pois o último coupé foi o Corrado que começou a ser fabricado em 1988, acho que saiu de linha em 1996 ou 1997.

Scirocco II com equipado com acessórios Zender

- Em 1992 saiu da fábrica da Karmann em Osnabruck o último Scirocco.




© 1997-2019 - Todos os direitos reservados