Golf III 

 

 Ignacio Montanha Teixeira Marques

Data: 19/10/2002

 

Introdução

- No Salão de Frankfurt em 1974, era apresentada a primeira geração do sucessor do Fusca, o Volkswagen Golf. O desenho ficou a cargo de Giorgio Giugiaro, que já havia trabalhado no Passat. 

- Os protótipos do Golf possuíam faróis retangulares, mas o que pouca gente sabe que os faróis redondos foram adotados exclusivamente por opção VW, utilizando os próprios faróis do VW Sedan. E o resultado final acabou ficando bem melhor que os faróis adotados pelo designer. Mais tarde foram adotados faróis retangulares apenas nos modelos exportados para os EUA, que recebiam o nome de Rabbit. 

- Em 1976 foi lançado o primeiro modelo da saga GTi, equipado motor 1.6 8v com injeção eletrônica Bosch K-Jetronic, gerava 110cv, fazendo de 0 a 100 km/h em 8.8 segundos. Como VW nunca registrou a sigla "GTi", em pouco tempo algumas montadoras passaram a se aproveitar do reconhecimento que a sigla GTi havia adquirido com o Golf, e passaram a adotar também em seus veículos para abocanhar essa fatia do mercado, a Peugeot, Mitsubishi e sua subsidiária Proton, fazem uso dessa sigla.. 

 

- Em 1983 a segunda geração do Golf foi lançada, com um estilo mais apurado e motorizações mais potentes, necessárias devido ao maior peso. De sua plataforma foram originados alguns outros veículos, como: Scirocco II, Corrado e Passat 35i (1988 a 1997). Já em 1984 a segunda geração do GTi doi lançada. 

- Logo em 1987, o ABS passava a ser disponível para nos modelos GT / GTi / GTi 16v e além disso neste mesmo período foi realizada a reestilização, que passava a adotar novos pára-choques envolventes (big bumpers) e alguns outros aprimoramentos. Além disso existiram outras versões, como o Golf G60, Golf Rallye G60, Golf Country (1990 a 1991) e o desconhecido e raro "Golf II Limited G-60 16v", preparado especialmente pela VW Motorsport, com apenas 200 unidades montadas. Essa série foi a única de toda a linha VW a utilizar o motor 16v equipado com o compressor mecânico G-60, além disso a tração integral Syncro era de série. 

 

 

- Em 1991, o Golf, já em sua terceira encarnação, havia crescido mais um pouco, mas o desenho mantinha a discrição e como sempre mantendo os bem sucedidos traços básicos das gerações anteriores, com um tratamento mais cuidadoso em aerodinâmica, o Cx era de 0.32.

- Com o lançamento do Golf VR6, a VW saía novamente na frente oferecendo o primeiro modelo do segmento, a ser equipado com um motor 6 cilindros. Era também disponível o GTi 16v, que era equipado com o mesmo motor que também montava os Audi 80, Passat 35i e outros. Também foi usado propulsor semelhante no nacional Gol GTi 16v de segunda geração.

Havia também a série GT, basicamente a versão GL com um visual e equipamento mais esportivo, bancos com maior apoio latera, novo revestimento interno e rodas BBS aro 15". 

O Golf III também poderia ser equipado tração integral Syncro, com a gama de motores ampliada, na segunda geração o Golf já dispunha do sistema de Syncro. A segurança foi uma das questões principais no seu desenvolvimento, com reforços estruturais significativos em relação ao Golf II, o Golf III conseqüentemente ficava mais pesado e ao mesmo tempo com maior rigidez torsional e segurança em colisões.

Enfim, o Golf III, continuava sendo a referência do segmento no seu continente.

Em breve, artigo sobre o Golf II e seus derivados.

 

Golf III - A História

 

Clique nas fotos para visualizá-las em tamanho original

 

1991

- Em agosto desse ano, no Salão Internacional de Frankfurt (IAA - Internationale Automobil Ausstellung), a terceira geração do Golf era apresentada ao público. Inicialmente com uma gama de propulsores que variavam de 60 a 174cv. Incluindo o 1.9 TDi com injeção indireta, que gerava  75cv. Sendo o primeiro propulsor diesel com baixa emissão de poluentes a equipar um veículo no Mundo. 

- A produção se iniciava em 08 de novembro de 1991, e o Golf VR6 também já estava pronto para ser comercializado, mas o lançamento foi adiado para o ano seguinte.

- As concessionárias devido ao grande número de pedidos, ficavam com filas e a produção não supria a demanda. Era necessário muita paciência para adquirir um Golf III na Europa logo após seu lançamento.

 

   

 

1992

- Logo no mês de janeiro, ocorria o lançamento oficial do Golf VR6, o primeiro veículo do segmento a ser equipado com um motor de 6 cilindros. Um motor inovador e refinado para a classe, com um funcionamento suave e um ronco apaixonante, entregava um excelente desempenho num nível nunca visto antes num veículo dessa categoria. 

- Golf GTi agora era equipado com o motor 2.0 16v, gerando 150cv. 

- O Golf III era eleito o Carro do Ano na Europa.

 

 

1993

- Em fevereiro foi lançada a versão equipada com a tração integral Syncro. Para isto a suspensão traseira passou a ser totalmente independente, adotando solução idêntica ao Passat 35i. O primeiro modelo a dispor da tração integral era o TDi 90cv, seu uso logo foi estendido ao VR6 2.9 de 190cv  passando a ser o topo da linha Golf, posteriormente a tração Syncro também passava a equipar modelos com outras motorizações.

- Em março, foi atingida a marca de 14 milhões de unidades produzidas.

- Em Junho ocorreu o lançamento do motor TDi, turbodiesel com injeção direita com 90cv, fazendo um mero Golf diesel chegar a 180 Km/h e com uma média de consumo de 16 km/l aproximadamente. Era o começo da revolução dos motores diesel na Europa; atualmente o motor 1.9 TDI PD (Pumpe Düse) atinge 150 cv na versão mais poderosa.

- Em agosto, foi lançada a série Ecomatic, equipada com um motor 1.9 diesel aspirado com um consumo médio de 20 km/l. O motor era desligado automaticamente em determinadas situações, como numa parada em um semáforo, bastando apenas pressionar o acelerador para o motor ser colocado em funcionamento  reduzndo o consumo mais ainda. 

- No mesmo mês o Golf III Cabriolet, montado pela Karmann em Osnabrück, foi lançado no Mercado Europeu, logo depois também passou a produzido em Puebla com o nome de Cabrio. 

- Em setembro foram lançadas mais duas variações na plataforma do Golf, um três volumes chamado de Vento. Ao contrário das gerações anteriores que usavam o nome Jetta. O nome Jetta III seria usado apenas para os modelos produzidos no México, destinados a outros mercados. No Vento eram incluídas algumas modificações frontais discretas, para lhe dar personalidade própria em relação ao Golf, mas o resultado não agradava tanto visualmente. O modelo 3 volumes teve um bom nível de vendas, apenas no mercado americano, onde passou a ser o VW mais vendido de toda a linha. Também havia uma perua com uma traseira de desenho pouco agradável, compensada pela versatilidade e o espaço oferecido, foi chamada de Golf Variant. 

   

   

 

1994

- 15 milhões de Golf são produzidos. E o modelo GL 1.8 de 90cv produzido na Alemanha, passava a ser exportado para o Brasil.

- No final de 95 as exportações do Golf GL alemão ao Brasil são cessadas em favor do modelo produzido no México.

 

   

1995

- Airbag duplo passa a ser oferecido em todas a versões como equipamento de série. A gama de motores se estendia com o 1.4 litros a gasolina com 60hp e o 1.6 l com 75hp. 

- Em setembro, o econômico 1.9 SDi (diesel aspirado com 64cv e injeção indireta) passa a equipar o Golf, é o mesmo usado nos automóveis Gol / Parati / Saveiro, exportados pela VW do Brasil. Atualmente na Europa, ainda é usado no VW Lupo / Seat Arosa e VW Polo / Skoda Fabia. 

  

1996

- Em abril foi lançada a série comemorativa de 20 anos do GTi (GTi 20 Jahre), chamada de GTi Edition. Com três opções de motores: o 2.0 com 115cv, o 2.0 16v com 150cv e o TDi com 110cv. O único opcional era o teto-solar, já que o equipamento de série era completo, além do acabamento diferenciado.

- No mês de Maio as versões passam a ser designadas como Trendline e Confortline que substituíam com um ganho considerável em equipamentos as versões GT e GL. A versão de entrada CL passava a ser conhecida como Basis Model. Como ocorre até hoje em toda a linha VW.

- Dois novos motores foram disponibilizados para o Golf, o 1.6 SR (Schalt / Shift SaugRohr), ou seja, coletor de admissão variável, desenvolvendo 101cv e o 1.9 TDi com que gerava 110cv, com o pico de torque a 1.900 rpm.

- Em agosto, airbags laterais estão disponíveis para a toda a linha e o ABS passa a ser equipamento de série em conjunto com airbag duplo frontal. Já em novembro, o Golf chegava na marca de 17 milhões de unidades.

   

 

1997

- Em agosto a VW realiza a primeira apresentação do Golf IV para a imprensa e no mês setembro o público pode ver o novo modelo no IAA como de costume. 

- O Golf IV foi lançado com o seguinte slogan: "Tudo que o Golf III pode fazer, o Golf IV faz melhor"

- Com isso foi finalizada a produção do Golf, Golf Variant e Vento na Europa. 

- Ao todo foram produzidos 4.805.900 veículos em seis anos. 

- O Golf III Cabrio continuou sendo montado, independente do fim da produção dos outros modelos. 

 

 

1998

- Em março o Golf Cabrio é reestilizado, se assemelhando com as linhas limpas e modernas do Golf IV. 

 

 

2002

- Em agosto de 2002 a VW lançou a série especial limitada Cabrio Last Edition, finalizando assim a produção do Golf III pela Karmann. Um novo cabriolet com base na plataforma do Golf V já está sendo desenvolvido.

- Cabrio Last Edition

Edições especiais do Golf III na Europa, com a data de lançamento:

Golf GT / GTD Special (Novembro / 1991)  

New Orleans (Setembro / 1993)  
Golf Variant GT / GTD Special (Setembro / 1993)  
Savoy (Setembro / 1993)  
Logotipo não disponível Golf VR6 Highline (Janeiro / 1994)  
Pink Floyd (Maio / 1994)
Avenue (Setembro / 1994)  
Logotipo não disponível Christmas (Outubro / 1994)  
Colour Concept (Novembro / 1994)
Ecomatic Europe (Novembro / 1994)
Golf Variant Young Family (Dezembro / 1994)  
Rolling Stones Collection (Abril / 1995)  
Movie (Setembro / 1995)  
Logotipo não disponível Classic Edition (Março / 1996)
Logotipo não disponível Bon Jovi (Março / 1996)  
Logotipo não disponível Golf GTI Edition "20 anos de GTi " (Maio / 1996)  
Logotipo não disponível Joker (Novembro / 1996)  
Logotipo não disponível  
Golf Family (Dezembro / 1996)

 

disponível   Golf Family (Dezembro / 1996)