Golf III no Brasil

 

 Ignacio Montanha Teixeira Marques

Data: 26/11/2002

 

Golf GTi 1994

- Em 1994 o Golf III foi lançado no Brasil, inicialmente apenas o Golf GTi 2.0, importado do México era disponível; com o motor de 1.984 cm3, cross-flow, 8 válvulas de 115cv equipado com freio a disco nas quatro rodas e teto solar elétrico de série.

- Apesar de ser montado no México, mais de 50% de suas peças ainda eram alemãs, incluindo o motor, câmbio e suspensões.

 

1995

- O Golf GL passou a ser disponível, importado da Alemanha, equipado com o motor 1.8 e injeção single-point Bosch, desenvolvia 90cv. 

- O Golf GLX foi importado do México, usava o motor 2.0 de 115cv cross-flow, contava com revestimentos internos em veludo, um equipamento de série mais completo e opcionais extras em relação ao GL.

- O GTi continuou a ser importado do México, com o preço de US$ 27.900

 

 

1996

- O Golf GL passou a ser importado do México como o resto da linha.

- O motor 1.8 recebia injeção multipoint Bosch rendendo 99cv. 

- No final de 1995 foram trazidos ainda da Alemanha alguns modelos GL da linha 1996, facilmente identificáveis pela pintura completa dos pára-choques e outros detalhes internos. Uma vantagem do Golf alemão era a suspensão mais firme, porém mais alta e um detalhe muito conveniente que eram os cintos traseiros com regulagem de altura, inexistentes nos modelos mexicanos trazidos para o Brasil.

 

 

1997 

- Em 1997 novas cores estavam disponíveis

- O Golf GLX passava a dispor na lista de opcionais air-bag duplo e câmbio automático de 4 marchas. O ABS já era disponível desde 1996.

- As importações do Golf GTi se encerram.

 

 

1998 

- Apenas o Golf GL e GLX estavam disponíveis, com um equipamento de série mais generoso.

- Neste mesmo ano a importações do Golf são cessadas pela VW do Brasil, e a produção do Golf III em Puebla é encerrada.

- As vendas do Golf III no Brasil ultrapassaram a marca de 100 mil unidades.

 

Outros Modelos

- Além do GL / GLX / GTi, a VW oficialmente importou algumas unidades dos alemães, Golf Cabrio produzido em Osnabrück e Golf VR6 prduzido em Wolfsburg.

- Eram modelos difíceis de encontrar nas concessionárias, na maioria das vezes era necessário ser feita encomenda, pois muitas vezes não haviam veículos para pronta-entrega. E com o baixo número de vendas do Cabrio e do VR6, hoje é necessário paciência para encontrar esses modelos.

- Golf Cabriolet / Golf VR6 - 1995 até 1997