principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Race Touareg - Dakar 2004

Texto e Edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW

Data: 01 de Dezembro de 2003

Após a experiência com o Tarek em 2003, que rendeu bons frutos, como o veículo diesel tração traseira com melhor desempenho, superando inclusive categorias superiores, para 2004 a VW espera conseguir o título na categoria T2, roubando talvez o trono dos Pajero e afrontando a BMW, que teve um bom resultado no Dakar de 2003 com o X5, mas nas competições seguintes isso não se repetiu devido as quebras mecânicas. 

Para disputar o Dakar de 2004, com a VW Motorsport sob nova direção, foi criado um veículo totalmente diferente do que competiu em 2002, agora com tração integral; serão utilizados 2 veículos que deverão cobrir cerca de 11.000 km da França ao Senegal, a competição acontecerá do dia 1º à 18 de janeiro.

Essas imagens aconteceram durantes os testes, este por sinal foi o mais árduo até agora, de 10 a 25 de novembro, no deserto marroquino..

Segundo a piloto Jutta Kleinschmidt, o Touareg T2 tem um comportamento dinâmico muito balanceado e de imediato provou ter um grande potencial; o co-piloto Bruno Saby citou que o veículo é muito equilibrado devido à distribuição de peso.

A estrutura é do tipo "space frame", tubular em aço aeronáutico e não pesa mais que 400 kg, a carroceria é composta por painéis de fibra de carbono, que juntos não superam 50kg de peso. 

A suspensão é do tipo "double wishbone" com braços duplos, com 2 amortecedores por roda, com um curso limitado a 250mm pelo regulamento.

O motor é o 5 cilindros TDi, a cilindrada é limitada pela FIA para a categoria T2, por ser um motor diesel, com vantagem eminente em torque, para atender a norma, o Race Touareg tem q pesar no mínimo 1750kg, e também por ser turbocomprimido não poderia exceder 2.333 cm3.

A tração é integral permanente com 3 diferenciais, cumprindo com eficácia a função de transmitir os 45 kgmf de torque para o solo, que é dos mais degradados numa competição como essa, sendo proibido qualquer tipo de assistência eletrônica, e toda essa força é aproveitada por um câmbio de 6 marchas. 

Para aumentar a agilidade e melhorar a dirigibilidade e transferência de massas, o peso é concentrado entre os eixos, resultando numa distribuição de 50/50, com o tanque de combustível montado numa posição extremamente baixa, garantindo a redução da altura do baricentro (centro de gravidade).

Para facilitar a manutenção, várias peças são intercambiáveis, como as árvores de transmissão, componentes da suspensão, etc. Reduzindo o tempo gasto pelos mecânicos, o número de peças sobressalentes diferentes e o gasto da equipe.

Agora só nos resta esperar, mas fica a pergunta:

Será que vai repetir o bom resultado do Tarek, ou irá superá-lo ?


Clique nas imagens para visualizá-las em tamanho real

 

Ficha Técnica - Touareg (categoria T2) :
Motor:
5 cilindros em linha, 10 válvulas, refrigerado a água, 2.3 litros, injeção direta de combustível por injetor-bomba, turbo-diesel com intercooler montado longitudinalmente após a suspensão dianteira. Captador de ar restrito à 39 mm de diâmetro (FIA), ECU Bosch.
Potencia máxima:
230cv
Torque máximo:
45 kgmf
Transmissão:
Montada em posição, longitudinal, seqüencial de 6 marchas, Tração integral permanente, 3 diferenciais (dianteiro/central/traseira) com blocante, embreagem Volkswagen de bronze sinterizado
Construção:  
Estrutura tubular em aço, carroceria em fibra de carbono.
Comprimento/Largura/Altura:
4371/2000/1762 mm 
Entreeixos:
2780 mm 
Peso líquido:
1750 kg
Tanque:
(Safety cell FIA/FT3.5) com 250 litros
Suspensão:
Dianteira e traseira por braços duplos, dois amortecedores "coil-over" ajustáveis na compressão e estensão.
Direção:
pinhão e cremalheira com assistência
Freios:
Discos ventilados nas quatro rodas (328mm), com pinças de 6 pistões na dianteira e 4 na traseira.
Pneus:
235-85/16 (BF Goodrich)
Piloto / Co-piloto (veículo 1) :

Jutta Kleinschmidt / Bruno Saby

Piloto / Co-piloto (veículo 2) :

Fabrizia Pons / Matthew Stevenson




© 1997-2018 - Todos os direitos reservados