principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Prêmios conquistados pelo Motor TSI

Edição e Arte: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW

Data: 12 de Julho de 2006

 

Motor TSI da Volkswagen vence o "International Engine of the Year Award 2006"

 

Máxima potência, consumo mínimo, é essa a idéia do novo motor da Volkswagen, o EA111 1.4 TSI de 170 cv do Golf GT, alvo de uma importante premiação: foi nomeado o "Melhor Motor de 2006".

Este novo motor com dupla sobrealimentação, turbo e compressor, tem impressionado os especialistas de todo o mundo. O 1.4 litros de 170 cv recebeu dois importantes prémios no “International Engine of the Year Awards 2006”, vencendo a categoria dos propulsores de “1.0 a 1.4 litros” e conquistando a eleição de “Melhor Motor Novo de 2006”.

O júri do “International Engine of the Year Awards” é formado por 61 jornalistas especializados na indústria automotiva, representando 29 países. Os prêmios são organizados anualmente pelo maior grupo editorial do Reino Unido.

 

Alguns dos comentários dos elementos do júri:

“Esta opção “híbrida” vai marcar os próximos dez anos. Tanto os turbos como os compressores têm muito para explorar e esta solução é um excelente começo e, em minha opinião, a mais inovadora”. Matt Davies (Jornalista “freelance”, Itália)

“Possivelmente, a tecnologia mais sofisticada atualmente disponível”. Arturo de Andrés (“Automóvil”, Espanha)

“O motor TSI da Volkswagen distingue-se no relação potência específica e desenvolvimento tecnológico”. (“Toronto Star”, Canadá)

“Um motor de 1.4 que “pensa” como um motor de 2,0 litros.” Gary Tsang (“Automobile”, China)

“Um propulsor excepcional que revela um grande potencial de desenvolvimento para futuras motorizações, em termos de potência pura e baixos consumos”. Jeroen Jongeneel (“De Telegraaf”, Holanda)

“Uma excelente combinação de tecnologias num motor de baixa cilindrada, extremamente suave. O turbo e o compressor funcionam em total harmonia”. Jack Yamaguchi (Jornalista “freelance”, Japão)

“1.4 litros e 170 cv? Este é o motor com que todos os engenheiros sonharam. A Volkswagen solucionou os problemas de sincronização de duas tecnologias diferentes”. Halit Bolkan (Turquia)

“Um nível excepcional de sobrealimentação através de dois sistemas anteriormente inconciliáveis. A Volkswagen provou que estas soluções podem funcionar em harmonia total”. Gabor Szecsenyi (“Auto2”, Hungria)

Trata-se do terceiro prêmio conquistado pela Volkswagen por sua tecnologia TSI de dupla sobrealimentação. Em 2005, recebeu, nos Estados Unidos, o prêmio de “Inovação do Produto” atribuído pela revista “Popular Science”, a publicação mais prestigiada do mundo no ramo científico. E também, o prestigiado Prêmio Paul Pietsch.

Este último, realizado pela revista especializada “Auto Motor und Sport”, foi atribuído ao Dr. Rudolf Krebs, de 49 anos, responsável máximo pelo Desenvolvimento de Motores da Volkswagen.

 

 

A comissão julgadora reconheceu as extraordinárias qualidades de economia, performances e torque do motor do Golf GT, caracterizando-o como “um desenvolvimento excepcional e pioneiro na indústria automotiva ”.

“A máxima potência com o um consumo mínimo. Esta pequena frase resume com exatidão a fórmula que caracteriza as vantagens do motor TSI”, cita Rudolf Krebs: “Comparado com um motor normalmente aspirado de potência e torque semelhantes, o consumo de combustível é reduzido em cerca de 10%, enquanto as performances do veículo são claramente melhoradas. "Conseguimos estabelecer um novo padrão na categoria !”.

O objetivo dos engenheiros da Volkswagen consistiu em reduzir o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, oferecer melhores performances. A medida mais eficaz consistiu na redução da cilindrada do motor, o que permite alcançar grandes reduções nas perdas por atrito e do próprio peso do motor. O resultado traduz-se num consumo específico mais baixo e numa maior eficiência.

Para a equipe de desenvolvimento, foi um verdadeiro desafio construir um motor de baixa cilindrada capaz de satisfazer as exigências do condutor moderno, ou seja, capaz de oferecer um grande prazer em dirigir e proporcionar baixo consumo de combustível. A solução encontrada pelos engenheiros da Volkswagen para alcançar estes objetivos, consiste na tecnologia de dupla sobrealimentação, ou seja, o sistema TSI. Este conceito combina o clássico turbocompressor acionado pelos gases de escape e o compressor mecânico acionado pela polia do virabrequim, que fornece ao motor uma quantidade adicional de ar nas baixas rotações, resultando numa curva de torque elevada e homogênea, garantindo performances surpreendentes.

 



© 1997-2021 - Todos os direitos reservados