principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Volkswagen Iroc

Edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW

Data: 01 de Março de 2007

Scirocco, o primeiro coupé esportivo refrigerado à água da Volkswagen, foi apresentado ao público em 1973, no Salão Automóvel de Genebra, o veículo caracterizado por ser compacto, distinto, ágil e acessível. o Scirocco foi um sucesso nos anos 70, sua base era a plataforma do Golf I e seu desenho também era assinado por Giorgetto Giugiaro, o modelo foi lançado no mercado Europeu em 1974, a partir deste momento vendeu mais de meio milhão de unidades em sua primeira geração; a produção do modelo ficava à cargo da Karmann.

__

Em 2006, no Salão de Berlim, a Volkswagen desvendou um conceito que antecipa o retorno do nome Scirocco à linha VW, com uma postura agressiva e musculosa, o modelo reedita com perfeição uma idéia que surgiu há 34 anos atrás.

_

O Iroc compartilha a plataforma com o Eos (PQ-35), sendo assim, é ligeiramente mais longo que o Golf (36 mm), chegando aos 4.240mm, e 41mm mais largo, totalizando 1.800mm. A distância entre eixos é 100mm superior à do Golf, registrando 2.680mm; em relação à altura, é 79mm mais baixo, medindo 1.400mm. O conceito está equipado com rodas de liga-leve de 19” e pneus com 235mm de largura.

_

A tonalidade da pintura "Verde Viper Metálico" apresentada pelo Iroc, foi disponível na primeira geração do Scirocco, à partir de 1976.

_

No desenho, a dianteira ganhou uma projeção mais ousada, nunca antes Volkswagen ostentou num modelo uma grade dianteira desta forma; ao fazê-lo, a marca alemã reitera a decisão de usar diferentes “Caras Volkswagen” em função de modelos e segmentos específicos, fato que já acontece, por exemplo, com o Golf, nas variações esportivas como GT, GTI e R32, diferenciando-o de seu modelo de origem.

__

A vocação esportiva do Iroc também se reflete no interior, nele estão contemplados quatro lugares bem como um porta-malas com um volume superior à 300 litros, podendo esta capacidade ser aumentada com os bancos traseiros rebatidos. Mais distintos são os elementos e controles do painel de instrumentos, com dois mostradores de grandes proporções e a tradicional iluminação azul, formando o centro visual do habitáculo.

__

Sob o capô, o Iroc esconde um motor EA111 1.4 16v TSI que recorre a dupla sobrealimentação, graças à um compressor mecânico combinado à um turbocompressor, sua elasticidade é idêntica à de um motor de maior cilindrada e ao mesmo tempo graças à baixa cilindrada, permite consumos reduzidos. Esse motor está disponível na linha VW européia em versôes de 140 e 170cv, já este que equipa o Conceito Iroc, recebeu algumas modificações para torná-lo mais potente, gerando 210cv.

A previsão é que o modelo seja lançado na Europa em 2008.

 



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados