principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Volkswagen Golf V Variant

Texto e edição: Ignacio Montanha
Imagens: Divulgação VW
Foto-Montagem : Niels Kloumberg

Data: 01 de Março de 2007

Foram apresentadas no dia 26 de Fevereiro de 2007 as primeiras informações e imagens oficiais da terceira geração do Volkswagen Golf Variant, o modelo fará sua primeira aparição oficial no Salão de Genebra. A comercialização no mercado europeu se iniciará em Julho deste mesmo ano.

 

A versão Variant do Golf, surgiu em 1993, montada pela Karmann, era baseada na terceira geração do Golf; foi disponível com motores de 1.4 a 2.9 VR6, este último, o topo-da-linha, desenvolvia 190cv e era equipado com tração integral Syncro.

 

Em 1999, dois anos após o lançamento da quarta geração do Golf, surgiu a segunda geração da perua do modelo, desta vez com a seguinte particularidade: existia o Golf Variant e o Bora Variant, ou seja, enquanto o Golf Variant ficava como modelo mais esportivo da linha, o seguinte se ocupava para ser o mais requintado; ambos dispunham de motorizações de 1.4 à VR6 e tração integral 4motion como opção, os modelos foram fabricados até 2006 e como curiosidade, chegou a ser vendido oficialmente para os nossos vizinhos argentinos, o Brasil para variar "um pouco" ficou fora da lista, ou seja, mais uma grande jogada da VW do Brasil.

 

A motorização disponível inicialmente será composta por dois motores a gasolina: um 1.6 8v de 102 cv (cavalos) e 1.4 TSI de 140 cv; e dois diesel: 1.9 de 105 cv e 2.0 de 140 cv.

 

Na atual geração, a terceira, a Variant cresceu em tamanho, sendo maior que as gerações anteriores, possuindo: 4.56 metros de comprimento, 16 centímetros maior que na quarta geração. Seu porta-malas comporta 520 litros seguindo a norma VDA, que mede o volume do porta-malas usando paralelepípedos de medidas 200 x 100 x 50 mm, correspondente ao volume de 1 litro.

 

Seguindo a norma alemã, o porta-malas do Golf Variant é menor que o da Skoda Octavia Combi II, modelo que compartilha a mesma plataforma (PQ-35), o modelo Tcheco dispõe de 580 litros. Já a Volkswagen divulga o tamanho do porta-malas como 690 litros, com os assentos rebatidos a capacidade do porta-malas chega a 1.560 litros, usando outra forma de medição.

 

O interior será mantido o mesmo do modelo que lhe deu origem, salvo algumas diferenças de equipamento.

 

Visualmente, partindo do Golf V, modelo que não é nenhum primor em design, sendo criticado desde seu lançamento por várias publicações expecializadas devido à falta de inspiração, porém, a versão Variant vai além, culpa do desenho adotado pelas lanternas traseiras, que destoam parte da lateral e traseira do veículo.

 

Aproveitamos para fazer uma contribuição sobre o que poderia ser feito para melhorar a estética da traseira do Golf V Variant. Baseado na foto oficial foi realizada uma foto-montagem adotando lanternas semelhantes à próprio Jetta V. Confiram o resultado abaixo:

 

No quesito estilo, a Skoda, por sua vez realizou um trabalho melhor no Octavia Combi, como pode ser visto nas fotos abaixo:

 

O Golf Variant deverá começar a ser produzido também na planta mexicana de Puebla, visando o mercado norte-americano, o "Jetta Sportwagon", deverá ter suas vendas iniciadas em Setembro de 2007. A motorização de entrada será a mesma do Jetta mexicano, o 2.5 5 cilindros, existem rumores de que a potência poderá ser aumentada de 150cv para 170cv, para o topo-da-linha será utilizada a unidade 2.0 Turbo, 4 cilindros com 200cv, além do 2.0 TDI.

 

Por enquanto as informações são um tanto escassas, porém em breve traremos mais informações sobre o modelo.

Nos EUA, o Jetta Sportwagon ocupará um segmento de nicho com a dura missão de competir com as peruas premium Saab 9-3 Sportcombi e Volvo V50, essa investida provavelmente não garante vendas em larga escala, porém faz bem para a imagem do fabricante, principalmente sendo a versão perua do modelo de maior sucesso naquele mercado, o Jetta.

 

O Golf Variant, considerando de 1993 até 2007, vendeu cerca de 1.2 milhões de unidades, sendo a perua compacta líder em vendas no mercado alemão, isso não se repete em todos os mercados europeus, mas as vendas são consideradas estáveis. O primeiro modelo que durou de 1993 a 1997, baseado do Golf III não obteve grande êxito comercial, porém de 1999 a 2006, com o advento da nova geração a história mudou, as vendas aumentaram chegando ao patamar atual; agora fica para a terceira geração do Golf Variant a responsabilidade de ao menos manter aquilo que foi alcançado na segunda geração.

 



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados