principal
   artigos
   technik
   classicos vp
   encontros
   eventos
   propagandas
   multimídia
   miscelânea
   adesivos
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias
 
 

Audi R8

Edição: Ignacio Montanha
Texto: Baseado no Press-Release Oficial Audi

Data: 20 de Junho de 2008

 

 

Com o R8, a Audi ousou em invadir ao segmento mais exigente do mercado lançando um super esportivo equipado com motor central. O modelo causa fascínio por seus detalhes técnicos inovadores, que incluem motor V8 FSI (injeção direta) com 420 cv, a tração integral permanente Quattro e a estrutura em alumínio Audi Space Frame (ASF).

.

.


Embora Ferdinand Porsche na década de 30 tenha projetado alguns modelos Audi de pista com motor central, o R8 é o primeiro veículo da marca produzido em série com o motor nesta posição, combinando a experiência adquirida nos numerosos triunfos conquistados nas pistas ao design inovador e tecnologia de ponta.

 

Genes de um Campeão

A Audi tornou-se renomada em competições automobilísticas, através de inúmeras vitórias em todo o mundo. Primeiro pelas vitórias conquistadas nos Grand Prix realizados na década de 30, por pilotos como Tazio Nuvolari, Hans Stück, Bernd Rosemeyer, Hermann Müller, entre outros; depois os sucessos assegurados nos ralis nos anos 80, incluindo o impressionante Grupo B e os triunfos conquistados nos campeonatos de turismo na década de 90; atualmente a marca investe nas corridas de resistência, vencendo também este desafio: o R8 de competição venceu as prestigiadas 24 Horas de Le Mans em cinco edições - 2000 a 2002 e em 2004 e 2005, conseguindo, ainda, em duas destas edições garantir os três lugares do pódio. Com um total de 80 participações em competições em todo o mundo, este modelo conquistou 63 vitórias. Atualmente existe a evolução do R8, o chamado R10, é equipado com um motor V12 Turbodiesel, vem repetindo o sucesso do R8, que inclui a primeira vitória de um veículo diesel nas 24 horas de Le Mans no ano de 2007, além de obter um total de 13 vitórias em 21 corridas que participou até o ano de 2007.

..

..

..

A herança do R8 de competição inclui o posicionamento central do motor V8 com injeção direta de gasolina FSI e a transmissão seqüencial com comandos no volante R-tronic.

.

 

Por exigências da regulamentação, o R8 de competição não pôde ser equipado com a tração integral, o modelo de rua por sua vez, possui este sistema de série, o que lhe confere uma insuperável estabilidade direcional com a máxima segurança em qualquer situação.

 

Potência e elegância

Logo num primeiro olhar torna-se clara a sua exclusividade, pelas linhas limpas e agressivas, sobressaindo na parte traseira formas robustas, ao gosto de um condutor de um genuíno super esportivo.

..

 

A dianteira destaca-se pelo estilo trapezoidal da grade do radiador em peça única, flanqueada à direita e à esquerda por generosas entradas de ar. Pela primeira vez os quatro anéis da Audi estão colocados sobre o capô. Os grupos ópticos possuem faróis com tecnologia LED.

..


O perfil também revela contornos familiares, a linha dinâmica acima das curvaturas arqueadas das rodas, as formas que interligam a parte dianteira, lateral e traseira e a transição para as generosas entradas de ar laterais, enfatizam ainda mais o típico design da Audi.


Dois difusores de grande dimensões no pára-choques traseiro ilustram a preocupação com a aerodinâmica, um spoiler traseiro é automaticamente acionado para ajudar o R8 a gerar uma força negativa adicional aumentando a aderência em altas velocidades, efeito causado pelo desenho de sua estrutura inferior e difusores. Em baixas velocidades, este spoiler recolhe-se à carroceria, também de forma automática. 

..


Inconfundível durante o dia ou noite

A paixão por um complexo desenho dos grupos ópticos é típica na Audi, por isso, o R8 apresenta uma personalidade inconfundível, durante o dia ou noite, graças aos faróis de xenon e às luzes de dia com 12 diodos.

O Audi R8 é o primeiro veículo de produção em série a oferecer a opção computorizada de todas as funções dos grupos óticos: baixos, médios, altos e indicadores de mudança de direção com tecnologia LED, cuja sigla significa “diodos emissores de luz” e representa uma clara vantagem em relação às lâmpadas convencionais, além da maior durabilidade.

.

 

O modelo ainda inova sendo o primeiro automóvel a oferecer faróis full-led, ou seja, todas as funções, incluindo luz baixa e alta utilizam tecnologia LED. O opcional foi desenvolvido pela Automotive Lighting, uma subsidiária da Magneti Marelli, e custa aproximadamente 7.100 dólares. As vantagens são claras, a luz é emitida na cor 6.000 Kelvin, comparável à luz do dia, além da maior durabilidade e menor consumo, em relação à lampada com gás de xenônio.

..


A interação de linhas côncavas e convexas contempla a visualização da parte traseira, suas lanternas com tecnologia LED, contribuem para o visual inspirado do modelo.


A última característica possui também um efeito claramente visual, graças à tampa do motor transparente, pode-se olhar diretamente para o motor V8, que como opcional pode ser indiretamente iluminado por LEDs brancos, permitindo que o motor seja visualizado, mesmo em locais com pouca iluminação.

 

Medidas e Interior

As proporções do R8 são determinadas pelo posicionamento do motor, localizado atrás do habitáculo, o layout típico de um carro de competição. Uma ampla largura de 1.90 metros, com apenas 4.43 metros de comprimento e uma altura de 1.25 metros; a generosa distância entre eixos de 2.65 metros traduz-se num interior espaçoso considerando sua proposta.

 

O motor, é disposto longitudinalmente"atrás" dos bancos dianteiros, atrás das portas posicionam-se generosas entradas de ar, proporcionando refrigeração adequada ao potente motor V8. Na parte lateral é nota-se ainda uma pintura em contraste com a cor da carroceria, enquanto os estreitos pilares dianteiros contribuem para reduzir os pontos cegos, para a dianteira ou zonas laterais.


Um elemento chave para alcançar a praticidade ímpar na categoria, é o porta-malas, localizado debaixo do capô dianteiro com capacidade de 100 litros, enquanto atrás dos assentos encontramos espaço suficiente para a arrumação de objetos com volume de até 90 litros.


A sensação de qualidade de que beneficia o interior é sedutora, como equipamento de série as superfícies do interior possuem revestimento em couro.

..

 

As possibilidades de personalização são tão variadas como podem ser os desejos dos futuros proprietários de um R8: lacado brilhante preto, fibra de carbono ou couro nas mais diversas tonalidades são algumas das palavras-chave.

..

..

 

Equipamento exclusivo

O Audi R8 combina as suas insuperáveis prestações não apenas com uma surpreendente aptidão para uso cotidiano como também com um equipamento exclusivo. Para citar alguns exemplos: encontramos a bordo do R8 um sistema áudio com uma potência de 140 Watts; faróis de Xenon plus; lanternas com tecnologia LED e luzes de condução diurna; rodas em alumínio de 18 polegadas; bancos esportivos com revestimentos em couro / alcântara; ar-condicionado digital duas zonas; o sistema de informação ao condutor com um cronômetro integrado para registar os tempos por volta realizados em autódromos, são alguns dos componentes de uma extensa lista.


..

.


A listagem de opcionais contempla praticamente todos os requisitos desejados pelo cliente mais exigente, destaque para o sistema Audi Parking System Advanced com uma câmera integrada, ou o sistema de som Bang & Olufsen com uma potência de 465 watts e 12 alto-falantes especialmente concebido para este veículo, proporcionando uma sonoridade única.

 

Leve mas com elevada rigidez

A carroceria de um esportivo deve obedecer dois requisitos: baixo peso e grande rigidez estrutural. O peso reduzido garante insuperáveis prestações, enquanto a rigidez é a base decisiva para obter agilidade e precisão. Neste item são oferecidas condições otimizadas pela carroceria com estrutura em alumínio Audi Space Frame (ASF). Há muitos anos a Audi investe nessa técnica, sendo assim, possui experiência na construção e produção de veículos em alumínio como nenhum outro fabricante, razão mais do que suficiente para ter reunidos toda a sua mestria e conhecimento no R8.


A carroceria do R8 tem o peso bruto de apenas 210 quilos, graças à sua qualidade superior de construção em liga leve, simultaneamente, comparando a relação do peso da carroceria com a rigidez torcional, baseando-se nas dimensões do veículo, foi estabelecido um novo recorde para esta categoria de veículos. A estrutura é composta por perfis extrudidos, painéis de alumínio e peças fundidas de tamanha complexidade que, para a união destes elementos são empregues 99 metros de solda, 782 rebites e 382 parafusos.

.


Produção com qualidade e precisão

Na produção do R8 em Neckarsulm, a estrutura é concebida quase na sua totalidade num processo manual, ainda que sob a "vigilância" de métodos de medição e de mecanização de alta precisão. Um sistema de raios laser comprova os 220 pontos de solda de cada carroceria com uma precisão de décimos de milímetro, enquanto que um computador especial de tomografia é capaz de examinar a qualidade absoluta de cada união com a precisão de um mícron. Um processo mecanizado corta e molda os 52 pontos de união para a coluna de direção e de transmissão num único ciclo. Assim, é assegurada a máxima precisão na geometria dos eixos.

.


Os especialistas em aerodinâmica da Audi trabalharam arduamente no desenvolvimento do R8, sendo a carroceria capaz de manter a elegância das suas formas, e ao mesmo tempo gerar as forças descendentes necessárias, sem poluir o visual, ao contrário de alguns concorrentes que necessitam de apêndices aerodinâmicos, para conseguir o mesmo resultado.

.

 

Transmissão

A caixa manual do R8 oferece seis relações próximas "close-ratio", mas pode-se optar pelo opcional R- tronic" que permite realizar as mudanças através da alavanca console central, através das alavancas das mudanças atrás do volante, ou de forma automática.

.

..


O sistema de tração integral Quattro é decisivo para a dose extra de poder de tração e de segurança em andamento. O sistema foi adaptado ao conceito do motor central com uma distribuição otimizada de peso entre os dois eixos, com 44% e 56% sobre o eixo dianteiro e traseiro, respectivamente. Segundo a necessidade de cada momento, o sistema Quattro, envia entre 10% e 35% do torque ao eixo dianteiro, enquanto o trem traseiro fica responsável por 65% a 90% da força motriz disponível.

.


Suspensão e Freios

As suspensões são em alumínio de triângulos duplos à frente e atrás, um sistema que proporciona um controle apurado do volante, cujas características já demonstraram ser a solução ideal para repartir a máxima agilidade e precisão da direção (pinhão e cremalheira).

..


Pretendia-se que o conjunto mola / amortecedor incutisse ao R8 a mais eficaz dinâmica, além de proporcionar um elevado grau de conforto, porém com o sistema convencional (de série), o conforto não é exatamente o que se sobressai. Opcionalmente, para se conciliar conforto e eficiência, a solução foi a adoção do sistema de amortecimento "Audi Magnetic Ride", como alternativa ao convencional sistema de amortecedores a gás.

A razão da escolha deste tipo de amortecedores é que possuem uma tecnologia inovadora, ao invés de um fluido convencional, é utilizado um fluido magneto-reológico, em outras palavras, trata-se de um fluido cuja viscosidade pode ser controlada por um campo electromagnético. Este efeito permite que as características de amortecimento sejam controladas eletronicamente e de forma instantânea, apenas aplicando uma voltagem aos eletro-imãs.

.


O sistema "Audi Magnetic Ride" utiliza esta propriedade para repartir de uma forma correta as forças de amortecimento em cada situação de condução, otimizando o conforto e consequentemente a dinâmica de condução, os sensores do sistema computorizado determinam cada situação de condução em milésimos de segundo. Os condutores podem escolher entre dois programas diferentes, selecionando uma calibragem esportiva, ou então com maior ênfase ao conforto.


A força de frenagem necessária é proporcionada por um sistema de generosas dimensões, que somados atingem um total de 24 pistões nos quatro discos ventilados. Opcionalmente pode-se optar por discos de cerâmica, os quais são insensíveis às cargas provocadas pelo estilo de condução mais exigente, ideal para as pistas de competição.

..


Suavidade e Poder

Um motor potente, totalmente à vontade em elevados regimes de rotação, mas ao mesmo tempo com uma curva de torque favorável para a condução cotidiana e combinado uma sonoridade empolgante, são, sem dúvida, as características perfeitas para um super esportivo. Um motor poderoso em duas vertentes, ou seja, com um elevada potência para uma utilização vincadamente esportiva e, simultaneamente, possuindo elasticidade para a utilização diária.

..



Nos 420 cv extraídos deste bloco de oito cilindros, a evolução do sistema de injeção direta a gasolina FSI atingiu um novo e mais elevado estágio de desenvolvimento, uma tecnologia que havia desfrutado de muitos triunfos na competição através do Audi R8.

 

..



Os valores ilustram de uma forma precisa todo o potencial desta unidade de oito cilindros. À 7800 rpm este motor de 4.2 litros debita uma potência de 420 cv (309 kW). O torque máximo é de 43.85 kgmf (430 Nm) entre 4500 a 6000 rpm, sendo 90% por cento do valor máximo constante entre 3500 a 7600 rpm. Como resultado, este bloco de oito cilindros possui o máximo rendimento e elasticidade em qualquer situação.

..



Os valores das prestações são igualmente impressionantes: o R8 acelera dos 0-100 km/h em 4.6 segundos e atinge os 200 km/h em 14.9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 301 km/h.

O motor é uma unidade com alta tecnologia empregada, combinando refinamento com performances elevadas, atingindo seu regime máximo à 8250 rpm. As vantagens deste princípio são uma potência superior alcançada nos regimes mais elevados do motor e uma capacidade de resposta suave em todos os regimes de rotação.

 

.

 

No Brasil, o modelo está cotado por cerca de R$ 600.000 e o primeiro lote com 20 unidades já foi todo vendido, as primeiras unidades devem ser entreges em outubro/2008, o tempo de espera é por volta de seis meses. Para adequar o modelo às condições de nosso país, as equipes da Audi percorreram cerca de 23 mil quilômetros em ruas e estradas brasileiras, em diversas condições de solo e temperatura. O resultado desse estudo foram suspensão e proteção inferior reforçadas e a calibragem da injeção para rodar com a nossa gasolina com 25% de álcool.

 



© 1997-2007 - Todos os direitos reservados