principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Passat e Passat Variant - Linha 2001 - 3BG

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 29 de Março de 2001

A Volkswagen está trazendo para o mercado brasileiro os novos Passat e Passat Variant 2001. Os modelos foram reestilizados interna e externamente, realçando ainda mais seus atributos de sofisticação, requinte, elegância, conforto, qualidade e segurança.

A linha Passat é produzida na cidade de Emden, na Alemanha, e acaba de receber mais um prêmio nos Estados Unidos: "A melhor escolha do Ano", concedido pela revista "Consumer Reports".

O Passat será comercializado em três versões: EA-113 2.0 litros, exclusivamente com câmbio automático de 4 marchas; EA-113 1.8 Turbo com câmbio manual ou automático de 5 marchas Tiptronic; e V6, somente com o câmbio Tiptronic. O Passat Variant chega em duas versões: 1.8 Turbo com câmbio manual ou automático de 5 marchas Tiptronic, e V6, somente com o Tiptronic.

"Moderno, mas não da moda; contemporâneo, porém eterno; elegante, no entanto dinâmico, tanto para o lazer quanto para o trabalho; o novo Volkswagen nasceu de uma progressiva estratégia do produto". É assim que o Chefe de Design da Volkswagen, Hartmut Warkuß, descreve o novo Passat. Com exceção das portas e teto, todas as partes externas do Passat foram modificadas. Internamente, a inclusão de detalhes, como uma discreta moldura cromada no quadro de instrumentos, ressaltam a sofisticação do modelo topo de linha da Volkswagen no Brasil.

Mesmo com as inúmeras alterações estéticas e funcionais, o novo Passat tem preços menores em dólares do que os modelos da linha 2000, em média uma redução de 4,8%.

 

Design clássico e elegante

A frente do modelo foi completamente redesenhada. O capô ganhou vincos mais proeminentes, que se estendem do pára-brisas à grade do radiador, formando um "V", a grade do radiador tem novo desenho e moldura cromada. O conjunto ótico é formado por peça única com lente de policarbonato. Os faróis de neblina, estão na parte inferior do pára-choque, que também sofreu alterações. Visto de lado, o desenho é realmente atraente, está bem mais agressivo em relação ao modelo 2000.

 

Atrás, o carro cresceu 2.8 centímentros, ficando mais dinâmico e elegante com o redesenho das "asas" superiores que molduram as lanternas e dão um estilo clean à traseira. As lanternas têm desenho mais moderno e funcional. As rodas de liga leve 7J X 15", modelo Wellington, têm travas anti-furto e pneus 205 60 R 15".

Na versão V6, os novos Passat e Passat Variant contam ainda com frisos cromados nos pára-choques e frisos laterais na cor do veículo com inserto cromado. Exclusivamente na Variant há bagageiro de teto com acabamento cromado.

 

Três motores para o sedã, dois para a station

No sedã são três opções de motores. O primeiro é o EA-113 2.0 litros 8v (Na Europa 2.0 20v com 130cv) com 116 cv de potência a 5.400 rpm e 17.3 kgmf de torque a 3.500 giros. Com esse motor o Passat acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 193 km/h. Esta versão é equipada de série com câmbio automático de 4 velocidades.

A segunda opção é o EA-113 1.8 Turbo de 150 cv de potência máxima a 5.700 rpm e torque de 21 kgmf a 4.600 rpm. A versão tem dois tipos de transmissão: manual de 5 marchas e automática também de 5 velocidades com Tiptronic. Com câmbio mecânico, o Passat Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9.2 s e alcança a velocidade máxima de 221 km/h; com o automático, faz de 0 a 100 km/h em 10.5 segundos e atinge a máxima de 215 km/h.

A versão top de linha é o V6 que tem desempenho surpreendente. Equipado exclusivamente com câmbio automático Tiptronic de 5 marchas, atinge a velocidade máxima de 235 km/h, a maior entre os carros de sua categoria. O motor V6 tem 190 cv de potência a 6.000 giros e torque máximo de 26 kgmf a 3.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km é feita em 9.3 s.

 

O Passat Variant vem com duas opções de motor: o EA-113 1.8 Turbo e o V6. A versão 1.8 Turbo pode receber a transmissão manual de 5 velocidades ou a Tiptronic, também com 5 marchas. Com motor V6, a Variant usa apenas a transmissão Tiptronic.

A Variant 1.8 Turbo mecânica acelera de 0 a 100 km em 9.4 s e atinge a velocidade máxima de 214 km/h. Com câmbio automático os valores mudam para 10.8 s e 208 km/h. A V6 faz de 0 a 100 km/h em 9.4 s e atinge a máxima de 229 km/h.

Todas as versões, sedã e variant, têm suspensão dianteira four-link independente, que além de proporcionar melhor capacidade de tração, segurança em curvas, apresenta excelente conforto de marcha e agradável dirigibilidade.

 

Interior requintado

Uma série de detalhes reforçam o requinte do novo Passat. Um filete cromado emoldura os mostradores do painel; um porta óculos no lugar da alça de teto do lado do motorista e as novas opções de acabamento interno reforçam os aspectos de bom gosto e a extrema qualidade do acabamento.

 

A alavanca do freio de mão foi reposicionada para melhorar o conforto do motorista. O suporte para acomodar copos está integrado ao console, que foi redesenhado e recebeu um amplo apoio de braços com prolongador.

Nas versões 1.8 Turbo e V6 a manopla da alavanca de câmbio e os bancos são revestidos com couro. Os bancos têm a faixa central perfurada e os dianteiros são esportivos. Os tapetes são ofertas exclusivas das versões V6 do sedã e da station.

 

Mais conforto

Vários itens de conveniência foram incorporados ao novo Passat. Em todas as versões estão disponíveis sistema de alarme ultra-som com travamento central das portas e abertura do porta-malas com controle remoto, ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura (Climatronic) e tecla interna para abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível. Os modelos 1.8 Turbo vêm equipados com piloto automático de série.

As versões V6 têm itens exclusivos: bancos dianteiros com regulagem elétrica e aquecimento, controle do piloto automático e do rádio no volante, sensor de chuva para o acionamento do limpador do pára-brisa, espelho retrovisor interno com sistema automático anti-ofuscante, teto-solar com controle elétrico e CD Changer para 6 discos.

 

Máxima segurança

Os novos Passat e Passat Variant são equipados com avançados sistemas de segurança ativa e passiva que superam as normas européias e americanas. Um habitáculo rígido e zonas de deformação programadas garantem os melhores resultados em impactos frontais.

A estrutura lateral da carroceria foi especialmente concebida. As quatro portas do Passat e da Variant estão reforçadas com preenchimento esponjoso (para amortecer impactos) e tubos antichoques dispostos obliquamente para cobrir a maior área e oferecer mais segurança.

As maçanetas são acionadas por cabos que, em caso de acidente, anulam a possibilidade de abertura involuntária das portas. No caso de colisões mais severas, o travamento central é desativado automaticamente, a alimentação do combustível cortada e as luzes internas acesas.

Os cintos de segurança têm um dispositivo automático integrado a um motor de êmbolo rotativo. Os dianteiros adotam tensores de esferas, garantindo a função de pré-tensionamento. Todos têm a função "limitador de força" que reduz o risco de lesões em caso de acidentes.

Todas as versões do Passat comercializadas no Brasil vêm equipadas com airbags para motorista e passageiro. A versão V6 conta, ainda, com bolsas laterais (side-bags). A central eletrônica para as bolsas frontais e laterais é única, mas os sensores são independentes.

A nova linha Passat conta, ainda, com sistema de freios a disco nas quatro rodas, ventilados nas dianteiras e com ABS que impede o travamento das rodas em qualquer tipo de piso. Além disso, um sistema eletrônico (EBD) faz a distribuição da pressão dos freios. A versão 1.8 Turbo tem sistema de travamento eletrônico do diferencial (EDL) que impede que uma das rodas dianteiras perca a aderência durante as arrancadas. A versão V6 é equipada com sistema eletrônico de controle de tração (ASR).

 

Qualidade total

A linha Passat oferece 12 anos de garantia contra perfurações por corrosão graças a sua carroceria totalmente galvanizada. Os modernos processos de construção combinam chapas de diversas espessuras (tailored banks) com a tecnologia de solda laser, colas e adesivos especiais, que permitem um acabamento impecável.

Na fábrica de Emden, na Alemanha, onde são produzidos os novos Passat e Passat Variant, modernos processos de medição eletrônica, com capacidade para identificar alteração de até décimos de milímetros, garantem a exatidão das dimensões e a montagem da carroceria.

 

Importância estratégica

A linha Passat é a segunda maior em volume de produção, com 14% do mix de ofertas Volkswagen. Bora/Jetta vêm em seguida, com 13%. Polo com 12% e Gol com 10% estão na sequência. O maior percentual é do Golf, com 23%. Os outros 28% estão distribuídos entre os demais produtos da marca.

O novo Passat ocupa uma posição de destaque entre os modelos da classe B, de automóveis médio-grandes. Entre os modelos que concorrem com o Passat destacam-se Ford Mondeo e o GM Omega. Considerando sofisticação e tecnologia, os concorrentes são BMW Série 3, Mercedes Classe C e Volvo S40/V40.

Os consumidores da linha Passat são homens e mulheres, da classe sócio-econômica A, profissionais de sucesso que buscam alguns valores fundamentais nos veículos como performance, conforto, qualidade, design, tecnologia e, principalmente, prazer em dirigir. Querem, sobretudo, luxo e sofisticação, porém com discrição.

São consumidores exigentes que leêm muito sobre automóveis, fazem questão de fazer test-drive e trocam de carro com frequência (menos de 2 anos).

Cerca de 71% dos potenciais consumidores da linha Passat têm acesso à Internet e ficam plugados pelo menos 3 horas por semana. Mais da metade já fez compras pela Web.

 

Metas ambiciosas

A expectativa de vendas mundiais do Passat para 2001 é de 440.000 unidades, sendo 345.000 na Europa. Com esse volume, a marca pretende dar continuidade ao sucesso comercial do modelo, que no ano passado foi o mais vendido em sua categoria na Europa Ocidental.

Este ano a Volkswagen pretende comercializar algo em torno de 100.000 unidades dos novos modelos nos Estados Unidos, o principal importador do Passat. No exigente mercado norte-americano, o Passat foi eleito o melhor carro em sua categoria pelas revistas "Car and Driver" e "Automobile Magazine" e goza de grande prestígio entre os consumidores, que destacam a segurança e o desempenho como fortes atributos.

Mais recentemente, a revista americana "Consumer Reports" premiou a linha Passat como "A Melhor Escolha do Ano", na categoria sedã e station-wagon familiar. De acordo com a revista, "o Passat e o Passat Variant oferecem agilidade e dirigibilidade excelentes, independentemente da motorização. E a station-wagon, para sua categoria, é extremamente espaçosa".

No Brasil, a previsão de vendas da linha Passat para este ano é de 1.500 unidades. Os novos modelos irão atuar como "image builder", principalmente pela qualidade, tecnologia e luxo.

 

Passat - Equipamentos de Série

Externos - Versões 2.0 e 1.8Turbo

- Novos pára-choques pintados na cor do veículo
- Novo conjunto ótico em peça única e lentes de policarbonato
- Novos faróis de neblina, redondos, posicionados na parte inferior do pára-choque
- Grade do radiador com moldura cromada
- Vidros verdes e pára-brisa degradê em tonalidade cinza
- Carcaça dos retrovisores, maçanetas e frisos do teto pintados na cor do veículo
- Retrovisor lado esquerdo com lente biplana
- Moldura cromada nos vidros
- Frisos laterais em preto
- Rodas de liga-leve 7J x 15", modelo "Wellington", com travas anti-furto e pneus 205/60 R 15"
- Carroceria totalmente galvanizada
- Brake-light
- Novas lanternas traseiras

Versão V6 (acabamentos adicionais às versões 2.0 e 1.8 Turbo)

- Inserto cromado nos pára-choques
- Frisos laterais na cor do veículo, com inserto cromado

Internos - Versão 2.0

- Volante de direção espumado de 4 raios
- Moldura cromada no quadro de instrumentos
- Limpador do pára-brisa temporizado (4 estágios)
- Bancos dianteiros com regulagem de altura / lombar
- Porta-óculos no teto, lado esquerdo
- Descansa braço dianteiro redimensionado, com prolongador
- Porta-mapas nas portas dianteiras
- Porta revista no encosto dos bancos dianteiros
- Porta-copos dianteiro, redimensionado no console
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
- Cintos de segurança dianteiros e traseiros com pré-tensionador
- Cinto de segurança traseiro central automático, sub-abdominal
- Espelhos de cortesia iluminados
- Rádio toca-fitas Premium com controles para CD Changer
- Preparação para som (8 alto-falantes e antena no teto)
- Encosto do banco traseiro bipartido, com descansa-braço incorporado e dois porta copos
- Dois apoios de cabeça traseiros
- Encosto do banco traseiro com chave

Versão 1.8 Turbo (acabamentos adicionais à versão 2.0)

- Manopla da alavanca de câmbio em couro

Versão V6 (acabamentos adicionais à versão 1.8 Turbo)

- Acabamento em couro (volante, coifa do câmbio e manopla do freio de mão)
- Bancos dianteiros tipo esportivo, em couro, perfurado na faixa central
- Aplique de alumínio no console, capa do cinzeiro e puxador de portas
- Tapetes adicionais
- Cortina de proteção solar
- Elétricos e funcionais

Versão 2.0

- Imobilizador eletrônico de ignição
- Travamento central das portas com controle remoto (tecla individual para abertura porta-malas)
- Sistema de alarme ultra-som
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com mecanismo one-touch e anti-esmagamento
- Retrovisores externos com acionamento elétrico
- Tecla para abertura interna da tampa do porta-malas e bocal do tanque de combustível, localizados na porta, junto ao porta-mapas (com fechadura)
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
- Airbag para motorista e passageiro
- Iluminação interna temporizada
- Luz de aviso para tampa do porta-malas aberto
- Freio a disco nas 4 rodas (dianteiros ventilados e traseiros sólidos)
- ABS / EBD
- Estepe em roda de liga-leve e pneu igual ao de rodagem
- Ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura (Climatronic)
- Preparação para rede de retenção de cargas no porta-malas
- Tomada para conexão elétrica de 12V no porta-malas

Versão 1.8 Turbo (acabamentos adicionais à versão 2.0)

- EDL
- Piloto automático

Versão V6 (acabamentos adicionais à versão 1.8 Turbo)

- Bancos dianteiros com regulagem elétrica e aquecimento
- Sensor de chuva
- Espelho retrovisor interno com sistema automático anti-ofuscamento
- Computador de bordo
- Airbags laterais
- ASR
- Teto solar elétrico
- CD Changer
- Volante de direção multi-função (rádio e piloto automático) revestido em couro

Passat Variant - Equipamentos de Série - Externos - Versão 1.8 Turbo

- Novos pára-choques pintados na cor do veículo
- Novo conjunto ótico em peça única e lentes de policarbonato
- Novos faróis de neblina, redondos, posicionados na parte inferior do pára-choque
- Grade do radiador com moldura cromada
- Vidros verdes e pára-brisa degradê em tonalidade cinza
- Carcaça dos retrovisores, maçanetas e frisos do teto pintados na cor do veículo
- Retrovisor lado esquerdo com lente biplana
- Moldura cromada nos vidros
- Frisos laterais em preto
- Rodas de liga-leve 7J x 15", modelo "Wellington", com travas anti-furto e pneus 205/60 R 15"
- Carroceria totalmente galvanizada
- Brake-light
- Novas lanternas traseiras
- Bagageiro no teto (acabamento preto)

Versão V6 (acabamentos adicionais à versão 1.8 Turbo)

- Inserto cromado nos pára-choques
- Frisos laterais na cor do veículo, com inserto cromado
- Bagageiro no teto com acabamento cromado
- Internos

Versão 1.8 Turbo

- Volante de direção espumado de 4 raios
- Moldura cromada no quadro de instrumentos
- Limpador do pára-brisa temporizado (4 estágios)
- Bancos dianteiros com regulagem de altura / lombar
- Porta-óculos no teto, lado esquerdo
- Descansa braço dianteiro redimensionado, com prolongador
- Porta-mapas nas portas dianteiras
- Porta revista no encosto dos bancos dianteiros
- Porta-copos dianteiro, redimensionado no console
- Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
- Cintos de segurança dianteiros e traseiros com pré-tensionador
- Cinto de segurança traseiro central automático, sub-abdominal
- Espelhos de cortesia iluminados
- Rádio toca-fitas Premium com controles para CD Changer
- Preparação para som (8 alto-falantes e antena no teto)
- Banco traseiro bipartido (encosto e assento), com descansa-braço incorporado e dois porta-copos
- Dois apoios de cabeça traseiros
- Manopla da alavanca de câmbio em couro

Versão V6 (acabamentos adicionais à versão 1.8 Turbo)

- Acabamento em couro (volante, coifa do câmbio e manopla do freio de mão)
- Bancos dianteiros tipo esportivo, em couro, perfurado na faixa central
- Aplique de alumínio no console, capa do cinzeiro e puxador de portas
- Tapetes adicionais
- Elétricos e funcionais

Versão 1.8 Turbo

- Imobilizador eletrônico de ignição
- Travamento central das portas com controle remoto (tecla individual para abertura porta-malas)
- Sistema de alarme ultra-som
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com mecanismo one-touch e anti-esmagamento
- Retrovisores externos com acionamento elétrico
- Tecla para abertura interna da tampa do porta-malas e bocal do tanque de combustível, localizados na porta, junto ao porta-mapas
- Coluna de direção ajustável em altura e profundidade
- Airbag para motorista e passageiro
- Iluminação interna temporizada
- Luz de aviso para tampa do porta-malas aberto
- Freio a disco nas 4 rodas (dianteiros ventilados e traseiros sólidos)
- EDL
- Estepe em roda de liga-leve e pneu igual ao de rodagem
- Ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura (Climatronic)
- Preparação para rede de retenção de cargas no porta-malas
- Duas tomadas para conexão elétrica de 12V no porta-malas
- Piloto automático

Versão V6 (acabamentos externos adicionais à versão 1.8 Turbo)

- Bancos dianteiros em couro, com regulagem elétrica e aquecimento
- Sensor de chuva
- Espelho retrovisor interno com sistema automático de anti-ofuscamento
- Computador de bordo
- Airbags laterais
- ASR
- Teto solar elétrico
- CD Changer
- Volante de direção multi-função (rádio e piloto automático) revestido em couro

Ficha Técnica Passat

Motor 2.0 / 1.8 Turbo / V6
Nº de válvulas por cilindro: 2 / 5 / 5
Potência líquida máxima kW ( cv / rpm ): 85 (116/5.400) / 110(150/5.700) / 140(190/6.000)
Torque líquido máximo mkgf (Nm) / rpm): 17.5(172/3.500) / 21.4 (210/4.600) / 26.5 (260/3.200)
Transmissão A4 M5 / A5 A5
Coeficiente de penetração aerodinâmica: 0.27

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km / h (s): 12.4 / 9,2 ( 10,5 ) / 9,3
Velocidade máxima ( km / h) 193 / 221 (215) / 235

Pneus e Rodas
Pneus: 205/60 R 15"
Rodas: liga leve 7Jx15"

Freios
Dianteiros: disco ventilado
Traseiros: disco sólido

Pesos
Em ordem de marcha: 1.368 / 1.354 (1.406) / 1.476
Carga útil: 562 / 576 / 554
Peso bruto total: 1.930 / 1.930 (1.990) / 2.030

Suspensão
Dianteira: four-link
Traseira: eixo de torção

Compartimento de carga Volume ( l ): 475
Reservatório de combustível Capacidade ( l ): 62

Dimensões externas
Comprimento ( mm ): 4.703
Distância entre eixos ( mm ): 2.703
Largura ( mm ): 1.746
Altura ( mm ): 1.462

Ficha Técnica Passat Variant

Motor 1.8 Turbo / V6
Nº de válvulas por cilindro: 5 / 5
Potência líquida máxima kW ( cv / rpm ): 110 (150/5.700) / 140 (190/6.000)
Torque líquido máximo mkf (Nm) / rpm): 21.4 (210/4.600) 26.5 (260/3.200)
Transmissão: M5 / A5 M5 / A5
Coeficiente de penetração aerodinâmica: 0,32

Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km / h (s): 9,4 (10,8) / 9,4
Velocidade máxima ( km / h): 214 (208) / 229

Pneus e Rodas
Pneus: 205/60 R 15"
Rodas liga leve: 7Jx15"

Freios
Dianteiros: disco ventilado
Traseiros: disco sólido

Pesos (kg)
Em ordem de marcha: 1.420 (1.471) / 1.542
Carga útil: 560 (559) / 538
Peso bruto total: 1.980 (2.030) / 2.080

Suspensão
Dianteira four-link
Traseira eixo de torção

Compartimento de carga Volume ( l ): 495
Reservatório de combustível Capacidade ( l ): 62

Dimensões externas
Comprimento ( mm ): 4.682
Distância entre eixos ( mm ): 2.703
Largura ( mm ): 1.746
Altura ( mm ): 1.498




© 1997-2021 - Todos os direitos reservados