principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

VW disputa o Campeonato Brasileiro de Rally em duas categorias

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 20 de Março de 2003

 

O Campeonato Brasileiro de Rally vai ganhar mais velocidade eemoção em 2003 com o retorno da Volkswagen às competições automobilísticas no país, depois de 16 anos. Cinco duplas de pilotos e navegadores reconhecidas entre as melhores e mais velozes do automobilismo brasileiro irão disputar a temporada a bordo do Gol Power 1.6 nas categorias A6 (carros preparados, com tração dianteira e motorização entre 1.400 e 1.600 cc) e N2 (categoria de entrada, com carros praticamente idênticos aos vendidos nas concessionárias). A primeira etapa será disputada neste fim de semana, em Santa Catarina.

 

A Volkswagen será representada oficialmente pela Equipe Volkswagen de Rally, de Curitiba (PR), patrocinada pela Repsol, Banco Volkswagen, Pirelli, Peças Originais Volkswagen, TSW e Gedore. As duplas de pilotos e navegadores Paulo Lemos/Sérgio Lima, Marcos Marcola/Sérgio Tarcísio e Emerson Soca/Alberto Blanco representarão a marca na categoria A6, a mais competitiva do campeonato. Na categoria N2 a Volkswagen apresentará como novidade a dupla feminina Helena Deyama e Maria Antonieta Ribeiro. Luis Renato Debes e Marlon Varaschim, também na N2, completam o time.

“Escolhemos o rally para marcar o retorno da Volkswagen às competições automobilísticas no Brasil por tratar-se de uma modalidade adequada para reforçar e dar maior visibilidade aos atributos de esportividade, jovialidade, tecnologia, resistência, segurança e durabilidade que já fazem parte do Gol, o carro mais vendido no mercado brasileiro há 16 anos consecutivos. Além disso, apostamos no rally porque é uma categoria com grande potencial de crescimento em público e mídia”, afirma Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de Marketing da Volkswagen do Brasil.

Os cinco Gol Power 1.6 da equipe, que irão despontar nas pistas de terra de Santa Catarina no próximo fim de semana, foram produzidos pela Volkswagen na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A preparação dos carros, com todas as adaptações tecnológicas e estruturais necessárias, foi realizada em Curitiba pela Lemos Sport, empresa autorizada a representar oficialmente a Volkswagen. A Lemos Sport mantém no Paraná uma mini-montadora de carros de competição, com laboratórios avançados em motorização e sistemas de suspensão, além de uma equipe de engenheiros e mecânicos especializados em automobilismo.

“Estamos desenvolvendo um carro para ser vencedor. Apesar de ainda estarmos iniciando a preparação, sabemos que temos um carro com excelente conceito, potente, resistente e veloz. Somos uma equipe muito bem estruturada e isso é importante para que obtenhamos os resultados esperados neste primeiro ano com o Gol Power 1.6. Nossa expectativa nesta primeira etapa do Campeonato Brasileiro, em Santa Catarina, é fazer uma análise detalhada do desempenho do carro para que sejam feitos todos os ajustes necessários”, afirma o piloto Paulo Lemos, principal nome da Equipe Volkswagen Rally.

 

Esportivo e Durável

O Gol, carro que vai representar a Volkswagen no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, é o maior recordista do mercado nacional em todos os tempos. Há 16 anos consecutivos é o modelo mais vendido no país. Já superou a marca do Fusca, de 3,1 milhões de unidades produzidas, e chegará aos 3,5 milhões nos próximos meses.

Mas não é só no mercado nacional que o Gol bate recordes. Carro brasileiro mais exportado em todos os tempos, com mais de 320 mil unidades enviadas para 22 países, o Gol assumiu em janeiro deste ano a liderança de vendas no México, com 6.271 unidades comercializadas. Superou os principais rivais com mais de 35% de vantagem.

Entre as principais razões da liderança de vendas do Gol estão seis atributos que o carro irá reforçar no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade: jovialidade, esportividade, tecnologia, resistência, segurança e durabilidade. O Gol é naturalmente identificado pelo consumidor como um carro jovem, esportivo, dotado de tecnologia moderna, seguro, resistente e durável.

Uma característica que faz o rally atrair cada vez mais público e adeptos é o fato de os carros competidores manterem forte identificação com similares à venda nas redes de concessionários. É o caso dos cinco Gol Power 1.6 da equipe oficial Volkswagen Rally que irão disputar o Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2003 nas categorias A6 e N2.

Externamente, os carros são praticamente idênticos aos que circulam nas ruas. Mas há importantes diferenciais exigidos pelo regulamento da competição. Os três Gol Power 1.6 que irão competir na categoria A6 (carros com preparação, tração dianteira e motorização entre 1.400 e 1.600 cc) têm como principal alteração a potência do motor, que atinge 158 hp a 7.100 rpm. A suspensão é McPherson, com amortecedores Proflex-Rally. Os freios são a disco nas quatro rodas – dianteiro com 239 mm e traseiro com 270 mm.

Já os dois Gol Power 1.6 que irão disputar a categoria de entrada no rally de velocidade -- a N2 (carros sem preparação, com tração dianteira e motor até 1.600 cc) -- são impulsionados pelo mesmo motor original dos similares à venda nas concessionárias Volkswagen, com potência de 108 hp a 5.900 rpm. A suspensão é McPherson, com amortecedores Bilstein próprios para rally. Os freios são a disco nas rodas dianteiras (239 mm) e a tambor nas traseiras (200 mm – interno).

Tanto na categoria A6 como na N2 os Gol Power 1.6 terão na caixa de câmbio uma mesma relação especial para o rally: 1ª -- 2,818; 2ª -- 2,071; 3ª -- 1,647; 4ª -- 1,368; e, 5ª -- 1,150, com relação final 9x37. Os cinco carros utilizarão rodas TSW 15”x6J para terra e 16”x6,5J para asfalto. Os pneus são da marca Pirelli – 165/65-15” tipo T4 Rally para terra e 205/45-16” tipo Assimétrico para asfalto.

Outros ingredientes comuns para os cinco carros são os lubrificantes, fornecidos pela patrocinadora Repsol. No motor, os Gol Power 1.6 serão abastecidos com o Elaion 15W50 sintético. A caixa de câmbio será alimentada pelo Elaion 15W150 sintético.

 

Pilotos e Navegadores

Três duplas de ponta do automobilismo brasileiro integram o time principal da Equipe Volkswagen Rally que irá disputar a categoria A6. Elas têm como principais características a ousadia, a agressividade e o equilíbrio emocional que compõem o perfil dos grandes ícones das competições.

Paulo Lemos, um dos melhores pilotos brasileiros em todos os tempos – e o mais experiente do país em rally de velocidade – é a principal estrela da equipe. Seu navegador, Sérgio Lima, é uma lenda do automobilismo nacional. Entre outras conquistas, Lemos e Lima somam juntos a invejável marca de quatro campeonatos sul-americanos e cinco brasileiros.

Os pilotos e navegadores Marcos Marcola/Sérgio Tarcísio e Emerson Soca/Alberto Blanco, que completam a equipe Volkswagen Rally na categoria A6, também somam importantes conquistas. Marcola e Tarcísio venceram o campeonato sul-americano de rally em 2000. Tarcísio foi campeão brasileiro no ano passado. Já a dupla Soca e Blanco foi vice-campeã brasileira em 2002. Soca é detentor de títulos de campeão brasileiro e sul-americano em 1994, enquanto Blanco sagrou-se campeão brasileiro e sul-americano por dois anos consecutivos, em 1998 e 1999.

 

Mulheres velozes

Não menos ousadas, agressivas e equilibradas são as duas duplas escaladas para representar a Volkswagen na categoria de entrada do rally brasileiro, a N2. A grande novidade da equipe para 2003 é uma dupla exclusivamente feminina, formada pela piloto Helena Deyama e pela navegadora Maria Antonieta.

Helena Deyama é um nome de destaque em competições off-road. Este ano ela já se sagrou campeã do Raid do Batom. Em 2000 fez uma excelente temporada, conquistou dois títulos importantes (Copa Baja e Copa Dunas) e ficou em segundo lugar no disputadíssimo Rally Internacional dos Sertões (categoria Marathon). A navegadora Maria Antonieta foi campeã sul-americana em 1998 navegando para o piloto Paulo Lemos.

O piloto Luis Renato Debes e o navegador Marlon Varaschin, a outra dupla da Volkswagen Rally na categoria de entrada, sagrou-se vice-campeã brasileira da N2 no ano passado. Debes e Varaschin também conquistaram o título de campeões paranaenses de rally de velocidade em 2002.

 

Rally de Santa Catarina

O Rally de Santa Catarina será disputado nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo). Com sede no Balneário de Camboriú, terá as provas concentradas no município vizinho de Tijucas. A largada oficial, na manhã de sábado, ocorrerá às 8h, quando os carros deixarão o Parque Fechado, no Marambaia Cassino Hotel, em Camboriú, rumo ao primeiro trecho da competição, de 21,35 km. No total, os carros correrão mais de 140 quilômetros nos dois dias.

Antes da largada oficial, contudo, o Rally de Santa Catarina promoverá um Superprime promocional no Balneário de Camboriú, com objetivo de atrair maior público para a competição. O Superprime – circuito que reproduz todas as dificuldades que os pilotos e navegadores encontram nas estradas acidentadas de terra -- será realizado em pista de brita, às 15h30 da próxima sexta-feira (28). Na noite do mesmo dia será realizada a largada promocional, no centro de Camboriú, às 21h.

No sábado, as provas têm encerramento previsto para as 16h, quando os carros retornam para o Parque Fechado, em Camboriú. No domingo a largada ocorrerá uma hora mais cedo – 7h – e o encerramento está previsto para as12h45. O resultado oficial será divulgado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) às 14h.

O Rally de Santa Catarina é promovido pelas prefeituras de Camboriú e Tijucas, Governo do Estado de Santa Catarina e Petrobras Distribuidora.

Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade - 2003

CALENDÁRIO - ETAPA / DATA / ESTADO

- 1ª e 2ª - 29 e 30 de março - Santa Catarina
- 3ª e 4ª - 17 e 18 de maio - Minas Gerais
- 5ª e 6ª - 14 e 15 de julho - Rio Grande do Sul
- 7a e 8ª - 9 e 10 de agosto - Rio de Janeiro
- 9ª e 10ª - 30 e 31 de agosto - Rio Grande do Sul
- 11ª e 12ª - 25 e 26 de outubro - Paraná
- 13a e 14ª - 16 e 17 de novembro - São Paulo

Fonte: Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA)

 

 


© 1997-2024 - Todos os direitos reservados