principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Equipe Volkswagen estréia com vitória no Rally de Santa Catarina

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 31 de Março de 2003

 

A Equipe Volkswagen Rally (Repsol/Banco Volkswagen/Pirelli/Peças Originais Volkswagen/TSW/Gedore) comemora seu retorno às competições com uma vitória e um terceiro lugar no 15o. Rally de Santa Catarina, válido pela abertura do Brasileiro de Rally, encerrado ontem, no Balneário Camboriú. O campeonato é disputado em três categorias: A6, N2 e N4. A Equipe Volkswagen venceu a N2 (categoria que reúne os carros de entrada, praticamente iguais aos vendidos nas concessionárias), com a dupla Luis Debes/Marlon Varaschin ao volante do Gol Power 1.6. Na A6 (para carros preparados, 4x2, 1600cc), a Volkswagen Rally subiu ao pódio com a terceira colocação de Paulo Lemos/Sergio Lima. A vitória na A6 ficou com Luis Tedesco/Sidinei Broering (Fiat Palio).

A prova, que contou com um grid de 50 carros, marcou o retorno da Volkswagen às competições após 16 anos. "Foi um final de semana extremamente positivo, com um resultado excelente: saimos de Santa Catarina liderando a categoria N2 e com boas perspectivas na A6, onde temos muito para desenvolver no Gol Power 1.6", destacou Marcelo Olival, gerente de Planejamento e Programas de Marketing.

O piloto Paulo Lemos também ficou satisfeito com o resultado. "Foi absolutamente positivo. Em 40 dias construímos os carros e esse primeiro teste mostrou que a preparação na parte de suspensão e carroceria está excelente. Quanto a motor e câmbio, não tivemos tempo para realizar testes, mas aqui pudemos detectar os pontos a serem desenvolvidos", comentou Lemos.

 

A Equipe Volkswagen Rally conta com 5 duplas, sendo três na categoria A6 e duas na categoria N2. Na A6, Marcos Marcola/Sergio Tarcísio ficou na 4a. posição. A outra dupla que disputa a categoria, Emerson Soca/Alberto Blanco, teve problemas no câmbio no sábado e ficou fora da disputa, mas retornou à prova no domingo visando trabalhar o desenvolvimento do carro. O grid da A6, a mais disputada do rally, contou com 28 carros. "Sinceramente nosso resultado aqui ficou acima da minha expectativa pessoal. Sabíamos que no grupo N estávamos próximos dos concorrentes. No grupo A6 temos muito a crescer, mas o resultado de hoje nos coloca em condições muito positivas para um início de campeonato. Os próximos 45 dias serão de muito trabalho, visando a etapa de Minas Gerais", analisou Marcola, que além de piloto é o coordenador técnico da equipe.

 

A disputa na N2

"Foi de tirar o fôlego". Assim o piloto Luis Debes e o navegador Marlon Varaschin definiram a acirrada disputa do fim de semana, após um duelo emocionante com a dupla André Tedesco/Raphael Furtado (Fiat Palio). A dupla da Volkswagen Rally terminou o sábado com vantagem de apenas um segundo em relação aos concorrentes. No domingo, foram disputadas 3 especiais. Na primeira, Debes/Varaschin venceu por oito segundos; na segunda abriu mais um segundo e finalizou com mais dois segundos de vantagem e a vitória com o tempo de 1h32m01, 11s8 sobre os rivais.

 

Outro destaque da equipe foi o quarto lugar da dupla feminina da Volkswagen Rally, com a piloto Helena Deyama fazendo sua estréia, ao lado da navegadora Maria Antonieta Ribeiro. A categoria contou com um grid de 10 carros. "Consegui fazer o que me propus: conhecer o carro, melhorar meus tempos e terminar com o carro inteiro", comemorava Helena, que nas parciais das duas especiais que se repetiram no domingo, baixou em 10s e 22s, respectivamente. "O carro dá segurança, me senti tranqüila para acelerar. O trabalho da equipe foi fundamental, aliado às instruções de meu professor Paulo Lemos, que me treinou e deu várias dicas. A tocada da velocidade é mais refinada, uma técnica que pretendo adquirir", disse Helena, que vem do Rally Cross Country, onde pilota pick ups com tração 4x4.

Na outra categoria em disputa, a N4 (carros tração 4x4 turbo), a vitória foi de Ulysses Bertholdo/Alberto Zoffmann (Lancer Evo VII). A próxima etapa acontece dia 18 de maio, em Minas Gerais.

Classificação A6
1.Luis Tedesco/Sidinei Broering (Fiat Palio), 1h28m53
2.Rafael Túlio/Emerson Cavassin (Peugeot 206), 1h29m24
3.Paulo Lemos/Sergio Lima (Gol Power 1.6), 1h29m32
4.Marcos Marcola/Sergio Tarcísio (Gol Power 1.6), 1h30m22

Classificação N2
1.Luis Debes/Marlon Varaschin (Gol Power), 1h32m01
2.Andre Tedesco/Raphae Furtado (Fiat Palio), 1h32m12
3.Luis Stedile/Lucas Rocha (Fiat Palio), 1h34m45
4.Helena Deyama/Maria Antonieta (Gol Power), 1h40m18

Classificação N4
1.Uysses Bertholdo/Alberto Zoffmann (Lancer), 1h23m49
2.Cláudio Rossi/Carlos Rieth (Lancer), 1h24m08
3.Juliano Sartori/Rafael Sartori (Lancer), 1h24m41

 


© 1997-2024 - Todos os direitos reservados