principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Exportação do Gol para a Rússia

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 07 de Outubro de 2004

 

O carro criado e produzido no Brasil, líder do mercado nacional há 17 anos consecutivos, chega à Rússia após ter conquistado diversos países da América Latina, Oriente Médio, Norte da África e China.

Após 30 dias de viagem, o navio Repubblica Argentina, de bandeira italiana, desembarcou no porto de Hanko, na Finlândia, o primeiro lote com 567 unidades do modelo Gol que seguiu via terrestre até Moscou, iniciando oficialmente as exportações da Volkswagen do Brasil para a Rússia, cujo volume previsto para 2004 é de 1.500 unidades. É a primeira vez que uma montadora brasileira exporta para aquele mercado.

Com o nome de Pointer, o Gol sofreu algumas adaptações no motor para funcionar no rigoroso inverno russo, cujas temperaturas chegam a -40ºC, além da modificação para trabalhar com gasolina 100% pura, já que no Brasil é adicionado álcool combustível na gasolina. Além disso, possui dispositivos e líquidos (fluídos, óleos, água) com tratamento especial contra congelamento.

 

Para as alterações necessárias, o Pointer 1.0 litro passou por inúmeros testes de certificação realizados pela equipe de Qualidade nas regiões com as temperaturas mais frias da Argentina e também na Finlândia. Foram cerca de 70 mil quilômetros rodados em 85 dias para chegar ao modelo ideal, compatível com as condições climáticas da Rússia.

O Pointer também foi testado na moderna câmara climática da fábrica de motores da VW em São Carlos, onde é possível avaliar o funcionamento de motor, câmbio, componentes elétricos e realizar diversos ensaios, simulando as mais variadas condições climáticas entre - 40°C e 60°C e de umidade entre 20% e 90%. O equipamento também avaliou guarnições (vedações plásticas e de borracha) e defrost (descongelamento dos vidros com auxílio do sistema de ventilação interna) para garantir o bom desempenho do modelo no clima russo. Um robô faz o papel do motorista em testes de ciclos repetitivos e de longa duração, especialmente sob temperaturas adversas. A “climatização” da cabine é feita por um sistema semelhante ao de um ar condicionado comum, com um gás específico para resfriar o ar e um aquecedor para aumentar a temperatura ambiente.

No ano passado, a Volkswagen expôs, pela primeira vez, o Gol brasileiro no 6º Salão Internacional do Automóvel da Rússia, realizado em Moscou, onde ganhou destaque no stand da marca e foi eleito o carro compacto mais bonito do salão.

Dados oficiais da OICA indicam que em 2003 foram produzidos no país 1.279.663 veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, um crescimento de 5% sobre volume de 2002. O consumidor russo tem nível de renda e consumo semelhante ao brasileiro: busca carros duráveis, econômicos, que apresentem baixo custo de manutenção e uma excelente relação custo x benefício.

 

VW aumenta previsão de exportações para 2004

Líder nas exportações de veículos no País, a Volkswagen do Brasil já exportou 159.109 unidades no período de janeiro a setembro deste ano, um crescimento superior a 30% em relação a igual período do ano passado (121.358 unidades).

Diante deste cenário positivo, a VW revisou a previsão dos volumes de exportação para 2004: de 185 mil para 200 mil unidades montadas (incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) até o final do ano, representando crescimento de 20% sobre o volume exportado em 2003 (166.448 unidades). Atualmente exporta para cerca de 50 mercados de quatro continentes (América, Europa, Ásia e África), sendo que os três principais destinos são México, para onde já foram enviadas 68.455 unidades neste ano, Argentina (49.793 unidades) e EUA (12.218 unidades).

O modelo mais exportado de toda a indústria automobilística brasileira continua a ser o Gol (82.264 unidades), seguido do Golf (23.441 unidades), Fox (16.644 unidades), Polo (14.777 unidades nas versões hatch e sedan), Parati (12.148 unidades) e Saveiro (4.480 unidades).

 

 


© 1997-2024 - Todos os direitos reservados