principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Geração 4 - Parati e Saveiro

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 20 de Setembro de 2005

 

Desde os primeiros esboços da quarta geração do Gol, a equipe de Design & Package da Volkswagen do Brasil já havia recebido a missão de criar uma identidade visual que também valorizasse as formas da Saveiro e da Parati. A nova frente, com destaque para o elemento em “V” formado pelo capô com vinco para dentro e pelo pára-choque dianteiro, foi igualmente pensada para os três modelos. Acolhendo perfeitamente os novos faróis em policarbonato, transparentes e mais envolventes, este novo desenho dá aos carros um “olhar” mais imponente e contemporâneo.

“A Saveiro, por exemplo, merecia um pouco mais de robustez na frente, com faróis maiores e uma aparência mais marcante”, explica Gerson Barone, chefe do departamento de Design & Package da Volkswagen do Brasil. Segundo ele, as modificações realizadas melhoraram as proporções, a escultura e o reflexo da luz na superfície do novo modelo, deixando o carro mais harmônico e elegante.

 

Na parte traseira da picape, o principal foco do trabalho dos designers foi a lanterna, totalmente redesenhada, que ganhou um novo elemento circular em destaque e uma nova escultura interna. As formas geométricas e os materiais cristalinos aplicados ao interior da peça deram brilho, transparência e profundidade, imitando os olhos de um ser vivo.

 

Assim como ocorreu no Gol, os novos elementos visuais garantiram à Saveiro uma “cara” mais limpa, arredondada e encorpada, destacando aspectos como força, robustez, esportividade e perfeição. São linhas inspiradas no carro-conceito Concept R, que expressam a nova identidade visual mundial da Volkswagen e aproximam a família Gol dos outros carros da marca na Europa.

O que mudou no design da Saveiro:

· Nova frente destacando elemento em “V”, que expressa a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e assemelha a Saveiro de seus irmãos europeus
· Novos faróis maiores, envolventes e transparentes, em liga de policarbonato, contendo pisca-alerta amarelo integrado com lente de cristal
· Novo capô com vinco para dentro, que enfatiza as mudanças estéticas do modelo
· Novo pára-choque dianteiro com grade integrada
· Novos pára-lamas dianteiros
· Novos faróis de milha (semelhantes aos do Polo e do Fox)
· Novas lanternas traseiras com destaque para o elemento circular inovador

 

Parati

Comparada ao Gol e à Saveiro, a Parati é um carro de perfil mais alongado, com aquilo que os especialistas chamam de “desenho rápido”, como se fosse uma gota em movimento. Associada à nova identidade visual da família Gol, esta característica essencial da wagon garante uma aparência ainda mais dinâmica e esportiva. Considerando-se também a nova traseira e o novo interior, a Parati tornou-se mais jovem em sua quarta geração.

 

O chefe de Design & Package da Volkswagen do Brasil, Gerson Barone, explica que a Parati, embora seja um veículo muito utilizado em atividades familiares, comerciais e de serviços, mantém um invejável aspecto de jovialidade e esportividade. “Ao contrário das vans e das MPVs, a Parati é um carro bastante identificado com os jovens e os praticantes de esportes ao ar livre”, explica.

As mudanças efetuadas na Parati também são marcantes na parte traseira, que ganhou um novo pára-choque, mais orgânico e esculturado, em perfeita sintonia com a nova lanterna e a tampa traseira. Ao mesmo tempo, houve uma elevação da “linha preta” na parte de baixo do pára-choque traseiro, dando a nítida impressão que o carro ficou mais alto e com a traseira mais empinada. Assim como ocorreu no caso do Gol e da Saveiro, os designers buscaram a hamonização visual entre a dianteira e a traseira, expressando a beleza e a perfeição do modelo qualquer que seja o ângulo de observação.

 

O que mudou no design da Parati:

· Nova frente destacando elemento em “V”, que expressa a nova identidade visual mundial da marca Volkswagen e assemelha a Parati de seus irmãos europeus
· Novos faróis maiores, envolventes e transparentes, em liga de policarbonato, contendo pisca-alerta amarelo integrado com lente de cristal
· Novo capô com vinco para dentro, que enfatiza as mudanças estéticas do modelo
· Novo pára-choque dianteiro com grade integrada na cor do veículo
· Novos pára-lamas dianteiros
· Novos faróis de milha (semelhantes aos do Polo e do Fox)
· Novo pára-choque traseiro na cor do veículo, com parte inferior em preto
· Novas lanternas traseiras com destaque para o elemento circular inovador

 

Suspensão exclusiva torna Saveiro e Parati imbatíveis em dirigibilidade

Uma das maiores vantagens da Parati e da Saveiro frente a seus concorrentes está no chassi dos dois veículos, que consegue aliar segurança, durabilidade, conforto e excelente dirigibilidade. Além de oferecerem os maiores vãos livres de altura em relação ao solo, tanto a wagon quanto a picape da Volkswagen possuem um exclusivo sistema progressivo de suspensão, que aumenta a resistência na medida que o veículo recebe carga adicional.

Saveiro e Parati são equipadas com molas helicoidais de rate progressivo com três diâmetros diferentes de espessura de mola, sendo que os elos das extremidades são mais finas que as centrais. Na medida que a carga do veículo cresce, esses elos se comprimem, ampliando a força elástica de reação da suspensão. Este mecanismo funciona em sintonia com os amortecedores, que também adequam a vazão de fluido à quantidade de carga do veículo.

Além deste sistema inteligente e progressivo de suspensão, os dois carros possuem uma mola auxiliar em poliuretano microcelular, que reforça ainda mais a resistência do conjunto. Com isso, Saveiro e Parati têm um comportamento dinâmico estável qualquer que seja a condição de carga dos veículos. Ao contrário dos concorrentes, os dois carros rodam confortavelmente, e com total segurança, tanto vazios quanto carregados com carga máxima.

Picapes de outras marcas costumam utilizar o eixo rígido combinado ao sistema de molas elípticas na suspensão traseira, que é usado nos veículos de carga. Trata-se de um mecanismo eficiente no transporte de materiais pesados, mas que compromete o conforto e a dirigibilidade do veículo. Não por acaso estas picapes costumam dar “saltos” quando vazias. Esse fenômeno não acontece com a Saveiro.

Suspensão progressiva, reforçada e elevada; aço de maior espessura; solda robotizada e melhor controle de qualidade do processo produtivo (incluindo crash-tests e outros testes destrutivos) fazem da Parati e da Saveiro veículos duráveis e confiáveis, imbatíveis em suas categorias. Não por acaso, a Volkswagen é a única marca do mercado brasileiro que oferece três anos de garantia para motor e câmbio nestes dois segmentos.

Assim como ocorreu com o Gol, a Saveiro e a Parati tiveram seus interiores completamente renovados na quarta geração, com foco na beleza, no conforto e na funcionalidade. Mais limpo, moderno e arredondado, o novo painel dá a impressão de que os carros “cresceram por dentro”, com aumento do espaço disponível em seu habitáculo. A texturização realça o aspecto clean, com menos ranhuras e visual mais homogêneo. Os novos difusores de ar são práticos, bonitos e funcionais.

O ganho de funcionalidade da família Gol também pode ser notado por meio do novo sistema de acionamento dos vidros elétricos, que migrou do painel para as portas, simplificando e facilitando o manuseio. As portas ganharam porta-trecos e um novo revestimento em polipropileno, extremamente prático e fácil de limpar. A Saveiro passou a oferecer 11 porta-objetos e a Parati, 13.

A cor ambiente do habitáculo ganhou nova tonalidade, o “cinza basalto”, também usada no Fox Plus. Trata-se de uma coloração intermediária entre o escuro (antracite) e o claro (flanel), que evidencia as formas em relevo do interior e permite a visualização em destaque dos apliques em antracite e preto. Ao mesmo tempo, foi mantido o revestimento claro do teto, acima da linha dos vidros, para assegurar uma agradável sensação de amplitude.

Compacto, elegante e funcional, o novo “cluster” (instrumento combinado) também adota solução estética semelhante à utilizada pelo Fox, que foi inspirada nos carros de Fórmula 1. Permite uma rápida e fácil visualização do velocímetro, do hodômetro, do medidor de combustível, do contagiros e demais instrumentos através da parte superior volante.

Os bancos de Parati G4 e Saveiro G4 passaram a oferecer novos padrões de malharias e teares, em sintonia com as novas tendências mundiais da moda e da decoração. Em lugar dos antigos desenhos e cores, os revestimentos contêm agora formas geométricas e elementos tridimensionais, que realçam o volume e denotam atributos como perfeição e tecnologia. As tonalidades mais usadas são os chamados “cinzas quentes”, que lembram produtos naturais como a corda e a juta.

Os novos padrões são:

· Saveiro City – Malharia Natural, com destaque às texturas e aos elementos tridimensionais na faixa do meio do banco e Tear Brèsil liso, de cor cinza antracite nas laterais.
· Saveiro Sportline e Parati Plus – Tear Bio, na coloração cinza antracite na faixa do meio, e Tear Cometa Azul, com elementos em relevo, de coloração azul esverdeado.
· Parati Comfortline – Tecido Luzern, com desenho azul em relevo ao centro, e laterais em composê com sarja em coloração cinza antracite.

O que mudou no interior da Saveiro e da Parati:

· Novo painel de instrumentos,
· Nova cor ambiente, na tonalidade cinza basalto, e novos apliques em preto e cinza antracite
· Novos intrumentos combinados
· Novos revestimentos de porta
· Novo sistema de acionamento do vidro elétrico
· Novos porta-objetos (são 11 na Saveiro e 13 na Parati)
· Novos volantes de três e de quatro raios
· Novos tecidos e figurinos de revestimento dos bancos

A Parati oferece a melhor combinação entre conjunto mecânico, resistência, desempenho e economia entre todas as wagons e minivans que disputam o segmento. É o único modelo que consegue ofertar num só carro os atributos mais desejados da categoria, tais como: motores bicombustíveis, porta-malas espaçoso (437 litros), maior capacidade de carga útil (460 kg), maior vão livre do solo (170 mm), maior distância entreeixos (1.470 mm), muita agilidade, frenagem rápida e segura, consumo reduzido e maior tanque de combustível (51 litros). Tudo isso sem contar a dirigibilidade idêntica a de um sedan, propiciando pilotagens mais esportivas.

A primeira opção de motorização da Parati (ofertada na versão Plus) é o motor EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve 99 cv só com álcool e 97 cv só com gasolina. A aceleração do modelo de 0 a 100 km/h é completada em 11,4 segundos (álcool) e em 11,7 s (gasolina). O carro desenvolve uma velocidade máxima de 183 km/h (álcool) e de 182 km/h (gasolina). Comparada a seus concorrentes, a Parati Plus 1.6 é aquela que tem a melhor somatória de resultados, combinando economia com desempenho. Entre os destaques do modelo, estão a ótima relação peso/potência, o elevado torque máximo, a rápida aceleração de 0 a 100 km/h e a velocidade final.

A outra opção de motorização, que equipa as versões Plus e Comfortline, é o motor EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, com o qual a Parati atinge a potência de 106 cv só com álcool e de 103 cv só com gasolina. Com este propulsor, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos (álcool) e em 10,3 s (gasolina), atingindo uma velocidade máxima de 192 km/h (álcool) e de 190 km/h (gasolina).

Confrontada com seus concorrentes diretos, a Parati Comfortline 1.8 também é a wagon compacta que, no conjunto, oferece o melhor desempenho combinado com economia de combustível. Ela tem a melhor relação peso/potência da categoria (9,6 kg/cv, com álcool), está entre aquelas que chegam mais rapidamente aos 100 km/h, é a mais econômica na estrada (16,6 km/l, com gasolina) e também é o carro que alcança a maior velocidade final.

A Saveiro destaca-se em sua categoria por sua excelente dirigibilidade e pelo conjunto mecânico, conseguindo aliar em um mesmo veículo ótimo desempenho, muita durabilidade e consumo reduzido de combustível. Preparada tanto para as atividades de lazer quanto para o trabalho duro, a picape da Volkswagen está entre as mais altas do segmento (com um vão livre do solo de 182 mm) e também é aquela que menos consome combustível no uso rodoviário.

Sua alternativa inicial de motorização (ofertada somente na versão City) é o motor EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, que desenvolve 99 cv só com álcool e 97 cv só com gasolina. Com este propulsor, a aceleração da picape vai de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos (quando abastecida apenas com álcool) e em 12 s (com gasolina). O mesmo veículo desenvolve uma velocidade máxima de 165 km/h (álcool) e de 164 km/h (gasolina).

A outra opção de motorização, que é oferecida nas versões City e Sportline, é o motor EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, com o qual a Saveiro atinge a potência de 106 cv só com álcool e de 103 cv só com gasolina. Equipado com este propulsor, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos (álcool) e em 10,2 s (gasolina), atingindo a uma velocidade máxima de até 176 km/h (álcool) e de 175 km/h (gasolina).

Comparada com seus concorrentes, a Saveiro Sportline 1.8 apresenta uma série de vantagens, situando-se como a melhor opção de compra da categoria. Trata-se da picape que oferece a melhor dirigibilidade e uma das melhores relações peso/potência (9,4 kg/cv), está entre aquelas que aceleram mais rápido de 0 a 100 km/h, tem um dos menores consumos médios na estrada (16,1 km/l, com gasolina) e é uma das mais altas do segmento.

Com mais de 100 mil unidades exportadas, a Parati é comercializada atualmente em 23 países, com destaque para Argentina, México, Argélia, Egito e Guatemala. Somando 82 mil unidades embarcadas, a Saveiro, por sua vez, é vendida em 21 mercados, sendo que os maiores clientes são Argentina, México, Taiwan e Síria.

Preços sugeridos:

Parati Plus 1.6 Total Flex / R$ 36.380,00
Parati Plus 1.8 Total Flex / R$ 36.828,00
Parati Comfortline 1.8 Total Flex / R$ 44.959,00
Saveiro City 1.6 Total Flex / R$ 29.990,00
Saveiro City 1.8 Total Flex / R$ 30.379,00
Saveiro Sportline 1.8 Total Flex / R$ 36.191,00

Parati Plus 1.6 TF e 1.8 TF

Itens de série

Externo
· Rodas de aço 13”
· Supercalotas “Maratáizes” com logo aplicado
· Pneus 175/70 R13
· Pára-choques + grade dianteira na cor do veículo
· Moldura da fechadura da tampa traseira na cor do veículo
· Espelhos retrovisores na cor preta do mesmo tamanho
· Logo “1.8” na tampa traseira (motorização 1.8)
· Logo “Total Flex” na tampa traseira
· Logo “Parati” injetado na tampa traseira

Interno
· Acabamento em tear Brézil cinza
· Instrumento combinado com tacômetro, dimmer e relógio digital
· Porta-copo no console central e coifa da alavanca de câmbio em vinil
· Hodômetro digital total e parcial
· Revestimento em carpete no porta-malas
· Volante 3 raios com 375 mm
· Porta-objetos no painel e nas portas

Funcional/Conforto
· Para-sóis biarticulados com espelho nos lados direito e esquerdo
· Limpador e lavador do vidro dianteiro e traseiro
· Temporizador do limpador de pára-brisa
· Desembaçador do vidro traseiro
· Direção hidráulica
· Antena de teto + fiação de som com 4 alto-falantes
· Tomada 12V
· Porta-malas com iluminação
· Banco de motorista com regulagem simples de altura

Segurança
· Cintos dianteiros com regulagem de altura
· Cintos de segurança traseiro retráteis
· Imobilizador eletrônico
· Alça de segurança no teto dianteiro (lado direito)

Itens opcionais
· Ar-condicionado
· Aquecedor
· Vidros elétricos dianteiros
· Trava elétrica das quatro portas
· Controle elétrico para retorvisores
· CD-Player com comando de teclas no volante
· Banco bipartido
· Freios ABS
· Módulo Light (faróis e lanternas de neblina, para-sóis iluminados, alças de segurança no teto traseiro, brake-light)
· Barras longitudinais no teto
· Roda de aço 14” + Supercalota + pneu 185/60
· Roda de liga-leve 15” + pneus 195/55
· Suspensão elevada + roda de aço14” + pneus 185/65

Parati Comfortline 1.8 TF

Itens de série (além do conteúdo da versão Plus)

Externo
· Roda de liga-leve 15” “Boracéia”
· Pneus 195/55 R 15
· Suspensão elevada em 27 mm
· Soleira na cor preta
· Aerofólio traseiro na cor do veículo com brake light
· Barras longitudinais no teto
· Espelhos retrovisores na cor do veículo com controle interno
· Logo “Comfortline” nas laterais

Interno
· Acabamento interno em Tear Jacquard Cinza
· Volante 4 raios com 375 mm

Funcional
· Ar-condicionado
· Travamento elétrico das quatro portas
· Vidros elétricos dianteiros
· Para-sóis biarticulados com espelhos e iluminação
· Banco do motorista com regulagem milimétrica
· Faróis de neblina + luz de neblina traseira

Segurança
· Alças de segurança no teto (exceto motorista)
· Apoios de cabeça traseiros

Itens opcionais
· Controle elétrico para retrovisores
· CD-Player com comando de teclas no volante
· Banco traseiro bipartido com 2 apoios de cabeça
· Freios ABS

Saveiro City 1.6 TF e 1.8 TF

Itens de série

Externo
· Rodas prata de aço 13” + calota tipo “copinho”
· Pneus 175/70 R13
· Suspensão elevada
· Pára-choque e grade dianteira na cor preta
· Espelhos retrovisores na cor preta
· Logo “1.8” na tampa traseira (para motorização 1.8)
· Logo “Total Flex” na tampa traseira
· Proteção de caçamba

Interno
· Acabamento interno em Malharia Natural cinza
· Relógio digital
· Hodômetro digital total e parcial
· Porta-copos no console central
· Coifa da alavanca de câmbio em vinil
· Fixação do estepe na caçamba ou atrás do banco
· Porta-ojetos no painel e nas portas
· Volante de 3 raios 375 mm

Funcional / Conforto
· Banco do motorista com regulagem de altura simples
· Temporizador do limpador de pára-brisa
· Pára-sóis biarticulados com espelho nos lados direito e esquerdo
· Tomada 12V
Segurança
· Cintos de segurança com regulagem de altura
· Imobilizador eletrônico
· Sistema “Extra-Protegido”, que espalha o nº de chassi em diversos componentes do veículo

Itens opcionais
· Ar-condicionado
· Aquecimento
· Direção hidráulica
· Vidros e travas eltétricas
· Controle elétrico para os retrovisores externos
· CD-player com teclas no volante
· Faróis de neblina, para-sóis iluminados e e alça de segurança no teto para o passageiro
· Roda de aço 14” + Supercalotas + pneus 185/65
· Roda de liga-leve 15” + pneus 195/55
· Arco tubular, janela traseira corrediça, brake light com iluminação da caçamba, antena no teto e fiação para som
· Cargo Box
· Capota marítima

Saveiro Sportline 1.8 TF

Itens de série (além do conteúdo da versão City)

Externo
· Rodas de liga-leve 15” “Boracéia”
· Pneus 195/55
· Pára-choques e grade dianteira na cor do veículo
· Maçaneta da tampa traseira na cor do veículo
· Espelhos retrovisores na cor do veículo
· Faróis de neblina (sem lanterna traseira de neblina)
· Grade protetora do vidro traseiro + Santo António
· Logo “Sportline”
· Soleira na cor preta

Interno
· Acabamento em couro sintético Native preto
· Instrumento combinado com tacômetro e dimmer
· Volante de 4 raios – 375 mm

Funcional / Conforto
· Direção hidráulica
· Banco do motorista com regulagem de altura milimétrica
· Janela traseira corrediça
· Pára-sóis biarticulados com espelho e iluminação
· Vidros elétricos
· Trava elétrica das portas
· Antena no teto + fiação para som com 4 alto-falantes

Segurança
· Alça de segurança para o passageiro
· Brake-light com iluminação da caçamba
· Sistema “Extra-Protegido”, que espalha o nº de chassi em diversos componentes do veículo

Itens opcionais
· Ar-condicionado
· Aquecimento
· Controle elétrico para retrovisores
· Freios ABS
· CD-player com teclas no volante
· Cargo Box
· Capota marítima

 


© 1997-2024 - Todos os direitos reservados