principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

VW Tiguan - Brasil

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 30 de Abril de 2009


A Volkswagen do Brasil está ampliando a sua linha de importados Premium comercializada no País com o lançamento de seu segundo utilitário esportivo, o novo Tiguan que tem início de vendas a partir da útima semana de abril. O modelo é o primeiro SUV compacto produzido pela marca.

Produzido na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha, o Tiguan recebeu este nome da associação da força do Tigre com a versatilidade da Iguana, características que estão associadas aos atributos do modelo.

O Tiguan é ideal para quem aprecia conforto, requinte e versatilidade de um SUV aliado a aventura, seja urbana ou fora de estrada. Disponível em 7 opções de cores externas, o modelo também conta com seis padrões de revestimento interno, sendo três em tecido e três em couro.

 

Com muito requinte e tecnologia, o modelo recebeu 5 estrelas do EuroNCAP, nota máxima no crash-test, além de obter o melhor resultado no teste de capotagem realizado entre os modelos SUV compactos pelo IIHS (Institute Insurance Highway Safety), orgão responsável pela segurança veicular nas estradas americanas.

 

Motor 2.0 TSI: desempenho e economia

Um dos componentes mais atrativos do novo Tiguan é o motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.100 rpm, com injeção direta de combustível, que proporciona um excepcional desempenho ao modelo.

 

Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.

O motor do SUV trabalha em conjunto com a versátil e consagrada transmissão automática Tiptronic de seis velocidades. Com esse conjunto, o novo Tiguan é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e de atingir 207 km/h de velocidade máxima.

 

Conjunto mecânico harmônico e respostas firmes

A direção precisa e de respostas rápidas é um dos fatores que transmitem segurança e prazer de dirigir na condução do veículo em qualquer tipo de piso. O conforto de rodagem nas diferentes condições de uso deve-se, em grande parte, ao balanceamento de frequências das suspensões dianteiras e traseiras.

Além do desempenho comparável ao de muitos modelos esportivos, seu chassi estabelece novos padrões para o mundo dos SUVs. A carroceria, com modernos processos de construção e encaixe, possui elevado índice de rigidez torcional.

A tração nas quatro rodas em tempo integral é absolutamente essencial para um veículo SUV. No asfalto ou fora-de-estrada, a tração inteligente 4x4 melhora a segurança ativa. O Tiguan vem equipado, de série, com a última geração de tração 4MOTION.

 

Rodagem segura

A segurança dos ocupantes é garantida por uma série de dispositivos eletrônicos. O modelo está equipado com sistema de freios ABS, com o sistema ASR, que controla eletronicamente a tração para evitar a perda de aderência dos pneus com o piso, e com o ESP, indispensável para preservação da estabilidade do veículo.

O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist) também está incorporado ao modelo e atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS.
O HBA reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.

O Tiguan conta com o sistema de freio eletrônico de estacionamento e com a função auto-hold que proporciona mais segurança e conforto para o motorista, nas situações de trânsito intenso. Com ele, não é necessário que o condutor mantenha o pedal do freio pressionado para que o veículo continue parado.

Outro item de série é o indicador de perda de pressão dos pneus, o sistema faz a leitura da pressão dos pneus a cada 30 segundos. Caso haja irregularidade, a informação será mostrada na tela do computador de bordo.

Este conjunto de itens de segurança indica claramente que o Tiguan está muito bem preparado para qualquer tipo de terreno, e também para quem gosta de conduzir esportivamente.

Os motoristas mais cautelosos, que preferem uma condução mais tranquila, também encontram facilidades no novo modelo. Para viagens em estradas sem tantas curvas acentuadas, o novo Tiguan oferece a comodidade do piloto automático, que mantém a velocidade selecionada pelo condutor sem que ele precise manter o pé no acelerador.

 

Interior com espaço e conforto

O Tiguan é um veículo polivalente também na parte interna, que esbanja bastante espaço e flexibilidade. O conforto oferecido pelo modelo não é limitado apenas aos ocupantes dos assentos dianteiros. O banco traseiro, com encostos rebatíveis e divisíveis na proporção 60/40, pode ter sua posição ajustada em 16 cm no sentido longitudinal.

 

Por conta dessa comodidade, fica fácil aumentar o espaço para as pernas na parte de trás ou a capacidade do compartimento de carga. O modelo também exibe a sua força quando se trata de rebocar cargas: tem capacidade de arrasto de até 2.500 kg.

 

Importantes itens de série e opcionais

O Tiguan sai de fábrica equipado com duplo airbag frontal, airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, computador de bordo, volante de direção multifuncional em couro, retrovisor interno com sistema antiofuscamento, sensores de estacionamento e de chuva.

Outro destaque de série é a função “coming home/ leaving home” dos faróis: quando acionada, ela mantém as lâmpadas acesas para que o condutor tenha seu caminho iluminado, seja para sair do carro e chegar em casa, seja para voltar de algum lugar e caminhar até o modelo com maior segurança.

Para conforto de todos, o modelo oferece bancos com revestimento de tecido, ar-condicionado de duas zonas, CD Player com MP3 e entrada multimídia para fontes de áudio externo, oito alto-falantes, descansa-braço central dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores. O Tiguan é equipado de série com rodas de liga-leve R17” Boston e pneus 235/55 R17.

Entre os opcionais, o Tiguan pode ser equipado com bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o banco do motorista. O SUV também pode ser equipado com teto solar panorâmico (skyview) exclusivo no segmento que cria uma atmosfera especial no habitáculo dando sensação de total liberdade para os ocupantes. Faróis de xenon direcionais com lavador, pintura metálica ou perolizada, rodas de liga-leve aro 18” New York, gancho para reboque e módulo off-road (ajustes das características do veículo para condição off-road) completam o pacote.



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados