principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Touareg II apresenta mais esportividade, conforto e tecnologia

Texto: Press-Release VWB
Imagens: Divulgação VWB

Data: 26 de Setembrol de 2007

 

O Touareg II incorpora um design ainda mais glamouroso, inovações tecnológicas e uma nova versão equipada com dois novos motores V6 e V8 FSI. No total, o utilitário esportivo da Volkswagen teve mais de 2.300 modificações, além de ter recebido a adição de novos itens de segurança, conforto, estilo e esportividade.

 

No Brasil, o modelo é ofertado nas versões Touareg V6 FSI, equipada com motor 3.6 litros de seis cilindros e 24 válvulas que desenvolve 280 cv de potência, e Touareg V8 FSI, que é movida pelo propulsor 4.2 litros de oito cilindros e 32 válvulas que desenvolve 350 cv. Os dois motores têm sistema de injeção direta de combustível sob alta pressão diretamente nos cilindros. Também utilizado na família Passat, este sistema proporciona mais desempenho com menor consumo de combustível e consequentemente, redução de emissão de poluentes.

 

Com motor V6, o Touareg acelera de 0 a 100 km em 8,6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 218 km/h. Na versão equipada com o V8, os números são ainda mais impressionantes: o veículo acelera de 0 a 100 km em apenas 7,5 segundos e chega aos 234 km/h de velocidade máxima. Para combinar com motores tão robustos, as duas versões do Touareg têm carrocerias extremamente rígidas e são equipadas com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades e tração integral permanente 4Motion.

 

Lista completa de equipamentos e itens de série garante bem-estar aos ocupantes

Como não poderia ser diferente, os dois modelos oferecem um pacote luxuoso e completo de equipamentos. No exterior, ambos têm rodas de liga-leve (Makalu de 17”, no V6, e Valley de 18”, no V8), faróis e lanternas de neblina. O V8 tem ainda faróis bi-xenon direcionais com lavadores e luz estática para curvas.

No interior, as duas versões oferecem ar condicionado eletrônico com ajuste por zona (duas zonas, no V6, e quatro zonas, no V8), rádio e CD Player com 10 alto-falantes, bancos revestidos em couro, apoio de braço entre os bancos dianteiros, banco traseiro com encosto rebatível e descansa-braço, pára-sóis com espelhos e luz, luzes de leitura na região dos pés. A versão V8 tem ainda cintos de segurança dianteiros com ajuste elétrico, insertos internos em madeira (nogueira) e bancos dianteiros aquecíveis com ajuste elétrico.

 

Quanto aos itens funcionais, as duas versões oferecem direção hidráulica Servotronic, vidros elétricos, travamento central das portas com acionamento a distância, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade (elétrico e com memória, no caso do V8), computador de bordo, abertura elétrica interna para porta-malas e tanque de combustível, espelhos retrovisores elétricos, aquecíveis e rebatíveis (com antiofuscamento e memória, no V8), retrovisor interno com antiofuscamento, piloto automático, estepe em roda especial com compressor, sensor de chuva e regulagem do facho de luz do farol (automática e dinâmica, no caso do V8).

Adicionalmente, o Touareg V8 tem ainda sistema auxiliar de estacionamento (dianteiro e traseiro), sistema de controle de pressão dos pneus, volante de direção multifuncional com controle para rádio e piloto automático, engate para reboque traseiro removível e com chave, suspensão pneumática com regulagem de altura e regulagem elétrica dos amortecedores, além da opção de bloqueio de diferencial (V8)

Dentre os opcionais oferecidos para os dois modelos os principais destaques são o DVD para os passageiros do banco traseiro, o bagageiro de teto e o teto solar elétrico, com fotocélula no caso do V8. No Brasil, os dois modelos serão ofertados nas cores preto Ninja (sólida), azul Antilhas, cinza Offroad, prata Reflex, verde Pirineus e prata Folha (metálicas) e preto Magic (perolizada). O interior pode ser revestido em três tipos diferentes cores de couro: cinza Antracite, cinza Cristal e bege Solar.

 

Sofisticado e inovador, sistema de segurança usa tecnologia de ponta

Além de equipamentos conhecidos e até tradicionais no segmento, tais como freios a disco nas quatro rodas com sistemas ABS, ASR e ESP e de um conjunto completo de airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), o Touareg traz uma série de inovações tecnológicas que levam o modelo a níveis ainda mais elevados e sofisticados de segurança.

A maior novidade tecnológica é o inédito e exclusivo sistema de freios ABSplus, desenvolvido e patenteado pela Volkswagen, que reduz a distância de frenagem em até 20% em pisos de pouca aderência. Item de série no novo Touareg, o mecanismo para permitir uma parada estável e segura mesmo em pisos como cascalho e areia. Graças ao sistema inovador de controle de tração do ABSplus, o Touareg empurra os fragmentos que estão à frente das rodas travadas. Isso gera uma espécie de cunha de frenagem. O resultado é um sensível encurtamento da distância até a parada total do veículo, sem perda de dirigibilidade.

Outro item inovador é o sistema ACC (Adaptive Cruise Control, controle adaptativo da velocidade de cruzeiro) com sistema Front SCAN. Por meio de um radar, o sistema Front Scan – que faz a conjugação dos recursos disponíveis – “verifica” as condições da tráfego à frente e faz a aceleração ou a desaceleração automática do carro, conforme velocidade pré-ajustada no piloto automático. O sistema é capaz de antecipar situações de risco de colisão, “acionando” o sistema de frenagem. É acionado por meio do piloto automático com controle de distância, que é opcional.

Também foram incorporados novos recursos ao programa eletrônico de estabilidade (ESP). O assistente do freio é hidráulico em vez de pneumático, otimizando a confiabilidade operacional. A pressão dos freios aumenta preventivamente quando a pressão sobre o pedal do acelerador diminui de repente. Outros itens de série incluem proteção ativa contra rolagem da carroceria (Active Rollover Protection, ARP) para aumentar a estabilidade, a assistência de frenagem na chuva (efeito limpador de pára-brisa para piso molhado), a assistência de frenagem anti-fadiga (aumento adicional de pressão para otimizar a frenagem constante) e a lógica de controle de subesterço (melhorando o comportamento em curva em caso de subesterço, ou derrapagem de frente).

Na área de segurança passiva foi incorporado um novo sensor anti-rolagem que detecta o ângulo e velocidade de guinada para antever o risco de capotamento. Os dados fluem do sensor, juntamente com os parâmetros detectados pelos sensores de aceleração instalados em todos os produtos Volkswagen, para a unidade de controle dos airbags. Se a comparação dos dados indicar o risco de capotamento, os airbags laterais e de cabeça/tórax são ativados automaticamente para minimizar os danos para os passageiros.

 



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados