principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Novo Polo - Type 6R

Fonte: Press-Release VW do Brasil
Imagens: Divulgação VW do Brasil
Edição: Ignacio Montanha

Data: 20 de Maio de 2010

Revelado pela primeira vez no Salão de Genebra, em Março de 2009, o novo Polo surgiu com um visual totalmente novo e recheado de tecnologias inovadoras. Com o objetivo de criar uma nova referência na classe dos city cars, a Volkswagen desenvolveu o novo Polo inspirando-se no sucesso sem paralelo do Golf, dotando-o dos mais elevados padrões da indústria automóvel atual.


O novo Polo satisfaz os requisitos em termos de tecnologias de condução, de segurança passiva e ativa e de qualidade, sem mencionar o apurado design exterior e interior. Trata-se da quinta geração do Polo – um modelo do qual já se venderam mais de 10.6 milhões de unidades.


O novo Polo contribui também para preservação dos recursos naturais. Graças ao motor TDI de 90 CV com tecnologia BlueMotion, o novo Polo obtém consumos extremamente baixos: 27 km/l. Mesmo com motor a gasolina 1.2 TSI de 105 CV, o consumo médio é de somente 18 km/l. Com valores destes, a Vokswagen conseguiu reduzir os consumos médios do Polo entre 8 à 20 % em toda a linha de motores a gasolina. Nos motores Diesel, o decréscimo no consumo situa-se entre os 5 à 15%.


O sucesso do Polo consiste no fato de nenhum outro modelo da sua classe revelar uma imagem tão próxima de um automóvel de categoria superior. Fatores como o conforto, a qualidade e a segurança sofreram incrementos, como prova disso, o modelo foi concebido desde o princípio de acordo com os exigentes padrões 5 Estrelas EuroNCAP, recentemente estabelecidos. A maior rigidez estrutural da carroceria do Polo contribui decisivamente para estes excelentes resultados. Basta referir que, na área dos pés dos bancos dianteiros, os valores de intrusão (em relação à resistência da carroceria à deformação durante uma colisão frontal) foram diminuídos em 50%, e no caso de uma colisão lateral, o valor de intrusão foi reduzido em 20%.

Design


Os designers, os engenheiros e os responsáveis pela produção trabalharam em estreita parceria, mais do que o habitual, com o objetivo foi obter um nível de qualidade, tanto técnica como visual, encontrado apenas em modelos de classe superior. Esta aliança foi implementada com grande sucesso durante os últimos dois anos, por uma equipe liderada pelo Dr. Martin Winterkorn. Nesta equipe estiveram envolvidos especialistas como Jochem Heizmann (membro do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen - Produção), Ulrich Hackenberg (membro da Administração da marca Volkswagen - Desenvolvimento) e Walter de Silva (Chefe de Design do Grupo VW), que combinaram as suas energias criativas para conceber e produzir automóveis como o novo Polo.


Dotado de uma imagem totalmente nova e distinta, o Polo é um automóvel com personalidade. Medindo 3970 mm de comprimento (+ 54 mm do que o modelo anterior) e 1682 mm de largura (+ 32 mm), oferece mais espaço para a lotação máxima de cinco ocupantes e para a bagagem (entre 280 e 952 litros de capacidade). O generoso ganho em largura, combinado com a redução da altura (1453 mm, - 13 mm), conferindo ao Polo um estilo mais dinâmico e robusto. O design propriamente dito é definido por linhas definidades e sem “exercícios de estilo” que tendem a tornar-se ultrapassados rapidamente.


Para Walter de Silva, “O Polo apresenta proporções que inspiram auto-confiança. Assim que se olha para o carro, surpreende-se pelo seu visual dinâmico, complementado por um design ‘limpo’ e por uma aparência geral que inspira poder. De perfil, realçam-se as uniões firmes e as extremidades angulosas dos painéis da carroceria, enquanto o capô e tampa do porta-malas sublinham o lado mais lógico do conceito de design. Acima de tudo, o ganho em largura leva a uma imagem robusta, seja qual for o ângulo de observação”.


A rigidez dinâmica, fator essencial para a obtenção de um comportamento dinâmico sólido, preciso e seguro – é uma característica do novo Polo e da sua qualidade de construção. A combinação de uma carroceria estruturalmente otimizada com uma criteriosa seleção de materiais e inovadores processos de soldagem e de colagem, resulta em valores de referência: 43 Hz na chamada frequência de torção natural e 46 Hz na frequência natural de flexão.

Interior

Os veículos Volkswagen são conhecidos por algumas qualidades como uma boa ergonomia, comandos intuitivos e funções simples de localizar e de se utilizar. O novo Polo não é exceção, pois todo o interior foi redesenhado em função de padrões mais atuais de ergonomia, qualidade e conforto.

Desde o nível “Confortline”, a superfície do painel de instrumentos é revestida por um material “soft touch”. A parte inferior do habitáculo, bem como as inserções e os painéis das portas, podem ser encomendados com acabamentos “Antracite” ou “Seashell”.


Neste campo, o destaque vai para a seção do painel, mais voltado para o motorista, os comandos integrados neste console estão dispostos como no modelo anterior (9n e 9n3), mas foram redesenhados. No topo, estão as duas saídas de climatização com molduras em alumínio a partir do nível Confortline (em preto no nível Trendline e Trendline Pack). No nível abaixo, encontra-se uma série de comandos já conhecida dos condutores do Polo, com botão para as luzes de emergência, facilmente visível e acessível, para o desembaçaador traseiro e para o aquecimento dos bancos (opcional). No nível superior, o console central acolhe comandos para o novo rádio e para os sistemas de navegação, disponíveis no Polo pela primeira vez. Neste caso, o equipamento mais sofisticado é o sistema de navegação RNS 310, com funções touchscreen, interface multimídia (MEDIA-IN), leitura de MP3 (através de CD, DVD ou cartão SD) e entrada auxiliar no painel frontal. O sistema RNS 310 também ser associado a um dispositivo de hands free para celular.


Finalmente, na parte mais baixa do painel, estão instalados os novos comandos do ar-condicionado (“Climatic” de série no nível “Confortline”). Além da função de refrigeração, o porta-luvas inclui um compartimento para óculos de sol. Nesta zona estão também incluídos o comando para a desativação do airbag frontal do passageiro e - se incluídos nas opções – os interruptores para os sistema de monitoração da pressão dos pneus, além de uma entrada de ligação para MP3. O Manual do Proprietário fica alojado na base do porta-luvas, num local que não rouba espaço, como já acontece nos modelos superiores da Volkswagen.

Equipamento de segurança

Na sua versão para o mercado europeu, o Polo Type 6R vem equipado de série com ESP (controle de estabilidade) e Hill Hold Control (controle de arrancada em aclives), dispondo, igualmente, de uma vasta “rede” de airbags, pré-tensores e limitadores de força nos cintos de segurança, apoios de cabeça dianteiros ativos (atuam contra o efeito chicote), três apoios de cabeça traseiros e fixações Isofix para cadeiras de criança.



A estruturação dos níveis de equipamento do novo Polo, é idêntica à anterior geração: Trendline e Trendline Pack para as versões de acesso e Confortline para as versões intermediárias. A novidade reside na adição do nível Highline – uma “herança” do Golf – para as versões de topo de linha. Seja qualquer a versão, o Polo Trendline já se apresenta muito bem equipado de série em termos de conforto e conveniência: direção assistida eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travamento central com comando remoto, porta-malas iluminado e com pontos de fixação de carga, aviso sonoro de luzes acesas, bancos dianteiros reguláveis em altura e pára-sol com espelhos de cortesia iluminados. O interior é reforçado pelos revestimentos em tecido preto “Titanium” e “Metric”.

Combinações individuais

No que concerne aos opcionais, estão incluídos elementos como luzes de curva integrado nos faróis de neblina, luzes de condução diurna, airbags laterais de cortina, sistemas de rádio e navegação e bluetooth para celulares. Posteriormente, estarão também disponíveis teto-solar e faróis bi-Xenon.

Menos peso, menores consumos

Mesmo com evolução em todos os aspectos, o peso da carroceria do Polo foi reduzido em 7.5%. A introdução dos novos motores TDI e TSI e da transmissão DSG de 7 velocidades, resultou num considerável incremento na economia de combustível e redução das emissões em todos os níveis de potência. Um excelente exemplo deste enorme conjunto de vantagens, é o novo 1.2 TSI (disponível no fim de 2010). Este propulsor de quatro cilindros com sobrealimentação (turbo) e injeção direta, desenvolve 105 cv de potência, consumindo apenas 18 km/l (129 g/km). Estes valores representam uma redução de 20% em relação ao modelo anterior.


Novos motores para o Polo

Durante o primeiro ano, serão disponibilizados sete motores diferentes – quatro à gasolina (1.2 60cv; 1.2 70cv; 1.4 85cv; 1.2 TSI 105cv) e três à Diesel (1.6 TDI de 75, 90 e 105cv) – com potências entre 60 e 105 CV. Cinco destes motores são inteiramente novos ou utilizados pela primeira vez no Polo.

Os novos motores incluem três TDI, agora com injeção direta common rail - o que é uma estreia no Polo. Estes propulsores combinam eficiência com economia e dispõem de um enorme potencial de utilização, algo que fica bem claro no novo Polo 1.6 TDI de 90 cv: quando combinado com o pacote de tecnologia BlueMotion, o seu consumo médio é de somente 27 km/l e as suas emissões (CO2) não vão além de 96 g/km. Graças à excelente performance, esta versão do novo Polo torna-se no automóvel de cinco lugares mais eficiente do Mundo em termos de consumos e de emissões.



PRINCIPAIS ASPECTOS DO NOVO POLO (Mercado Europeu)

Versões de equipamento:
- Polo Trendline
- Polo Trendline Pack
- Polo Confortline
- Polo Highline

Motores disponíveis no lançamento:
- 1.2 de 60 CV
- 1.2 de 70 CV
- 1.4 de 85 CV
- 1.6 TDI de 75 CV
- 1.6 TDI de 90 CV
- 1.6 TDI de 105 CV

Combinações possíveis de motores a gasolina / transmissões / níveis de equipamento:
- 1.2 de 60 CV - câmbio manual 5 marchas – Trendline e Trendline Pack
- 1.2 de 70 CV – câmbio manual 5 marchas– Trendline, Trendline Pack, Confortline, Highline
- 1.4 de 85 CV – câmbio DSG 7 marchas – Highline
- 1.2 TSI de 105 CV (final do ano) – câmbio manual 6 marchas, câmbio DGS 7 marchas Trendline, Trendline Pack, Confortline, Highline

Combinações possíveis de motores Diesel / transmissões / níveis de equipamento:
- 1.6 TDI de 75 CV - câmbio manual 5 marchas– Trendline, Trendline Pack, Confortline, Highline
- 1.6 TDI de 90 CV – câmbio manual 5 marchas, câmbio DSG 7 marchas – Trendline, Trendline Pack, Confortline, Highline
- 1.6 TDI de 90 CV BlueMotion (96 g/km) – câmbio manual 5 marchas - Trendline, Trendline Pack, Confortline
- 1.6 TDI de 105 CV – câmbio manual 5 marchas - Trendline, Trendline Pack, Confortline, Highline

Principais alterações em relação à geração anterior:
- Novos motores TSI e TDI COMMON RAIL
- Todos os motores cumprem a norma de emissões Euro 5
- Até 20% de redução nos consumos
- Versão BlueMotion define novos padrões de consumos, com apenas 3.6 litros/km
- Câmbio DSG de 7 velocidades disponível pela primeira vez no Polo
- Primeiro modelo do segmento A0 a estar preparado para respeitar as normas de colisão EuroNCAP 5 Estrelas
- Peso da carroceria reduzido em 7.5%; peso total reduzido em 2.5%
- ABS de série em todos os mercados
- ESP de série em todos os principais mercados europeus
- Airbags cabeça-tórax de série em todos os principais mercados europeus
- Luzes de curva integradas nos faróis de neblina dianteiros
- Sistemas de áudio e de navegação idênticos aos modelos de classes superiores
- Nível de qualidade inovador para o segmento A0

Dimensões:
Comprimento: 3970 mm (+ 54 mm em relação ao modelo anterior)
Largura: 1682 mm (+ 32 mm em relação ao modelo anterior)
Altura: 1453 mm (- 14 mm em relação ao modelo anterior)
Distância entre-eixos: 2470 mm (+ 0.4 mm em relação ao modelo anterior)
Bitola dianteira: 1463 mm (+ 29 mm em relação ao modelo anterior)
Bitola traseira: 1456 mm (+ 30 mm em relação ao modelo anterior)


Equipamento - Versão Trendline:

Equipamento Externo:
• Piscas integrados nos retrovisores exteriores
• Coluna B em preto brilhante
• Carroceria galvanizada
• Grade do radiador e entrada de ar em preto
• Rodas em aço de 15’’ com pneus 185/60 R15
• Pára-choques na cor da carroceria
• Espelhos retrovisores e puxadores das portas na cor da carroceria

Equipamento Interno:
• Porta Objetos nas laterais das portas
• Porta copos
• Bancos dianteiros reguláveis em altura
• Banco traseiro rebatível assimetricamente
• Gavetas sob os bancos dianteiros
• Estofamento em tecido “Metric”
• Tapetes dianteiros e traseiros
• Piso Duplo no Porta-malas

Equipamentos de segurança:
• Airbag dianteiro para motorista e passageiro (o do passageiro pode ser desativado)
• Sistema anti-bloqueio das rodas (ABS) e controle eletrônico de estabilidade (ESP)
• Sistema de fixação ISOFIX para cadeiras de crianças nos bancos traseiros
• Airbags de cabeça/tórax e laterais dianteiros
• Hill Hold Control
• Estepe em aço

Equipamentos Funcionais:
• Retrovisores externos elétricos
• Vidros elétricos dianteiros
• Direção assistida eletro-hidráulica
• Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
• Rádio RCD 210 com 4 alto-falantes e função MP3

 

Trendline Pack (adicional ao equipamento do Trendline):

Equipamento Interno:
• Volante, manopla de câmbio e freio de mão revestidos em couro

Equipamentos Funcionais:
• Ar condicionado manual “Climatic”


Confortline (adicional ao equipamento do Trendline Pack):

Equipamento Externo:
• Grade do radiador com inserção cromada
• Rodas em liga leve de 15’’ “Lakeside” com pneus 195/55 R15

Equipamento Interno:
• Porta-revistas nos bancos dianteiros
• Difusores de ar com inserções cromadas
• Estofamento em tecido “Fonzie”
• Volante multifuncional revestido em couro
• Painel revestido com material “soft touch”

Equipamentos Funcionais:
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• I-System
• Faróis de neblina com luzes de curva

Equipamentos de Segurança:
• Indicador de pressão de pneus


Highline (adicional ao equipamento do Trendline Pack):

Equipamento Externo:
• Grade do radiador e entrada de ar com inserção cromada
• Rodas em liga leve de 16’’ “Cartagena” com pneus 215/45 R16

Equipamento Interno:
• Inserções cromadas no painel central
• Estofamento em tecido “Livon”

Equipamentos Funcionais:
• Ar condicionado automático “Climatronic”
• Pacote Light & Sight, com sensor de chuva
• Rádio RCD 310 com 6 altifalantes e função MP3

(O modelo ainda não está disponível no Brasil.)




© 1997-2018 - Todos os direitos reservados