principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

Audi TT RS

Texto: Press-Release Audi
Imagens: Divulgação Audi

Data: 19 de Agosto de 2010

 

Os motores de cinco cilindros fazem parte do DNA Audi desde o Audi 200 Type 43 de 1976.

O Audi TT RS, foi desenvolvido pela filial quattro GmbH, e abriga sob o seu capô um bloco de 2.5 litros, sobrealimentado por turbocompressor BorgWarner KKK16 em conjunto com a injeção direta FSI, capaz de produzir uma potência de 340cv e um torque máximo de 46 kgmf.

O motor TFSI 5 cilindros, com uma cilindrada de 2.480 cm3, gera uma potência de 340 cv (250 kW), ou seja, 137,1 cv/litro. A relação peso/potência do Coupé, cujo peso total é de 1450 kg, é de apenas 4,26 kg/cv. No caso do Roadster, com um peso total de 1510 kg, esta relação é de 4,44 kg/cv. Valores baixos como estes só são possíveis alcançar graças ao monobloco, em que foi utilizada a tecnologia de construção Audi Space Frame (ASF). A seção dianteira da carroceira foi toda concebida em alumínio e a traseira em aço.

 

O Audi TT RS Coupé necessita apenas de 4.6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto o Roadster 4.7 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h nas duas versões. Uma mera formalidade, uma vez que a pedido do cliente os técnicos da Audi podem liberar o limitador, sendo assim a velocidade final se aproxima dos 280 km/h. O torque máximo de 46 kgmf está disponível de forma constante de 1600 à 5300 rpm, o que permite usufruir sempre de um estonteante poder de aceleração.

 

O consumo médio de combustível do Audi TT RS Coupé é de apenas 10,8 km/l (10,5 km/l no Roadster). Mais um exemplo da dinâmica e eficiência assegurada por esta unidade motriz.

O potente motor de cinco cilindros é compacto e leve, seu grande turbocompressor (KKK16) trabalha com uma pressão de carga relativa até aos 1.2 bar. Em plena carga, o intercooler reduz a temperatura do ar comprimido com um grau de efeciência superior a 80%. No tubo de escape esquerdo foi instalado um mecanismo de válvula: quando o condutor pressiona o botão esportivo, de série e posicionado no console, a ressonância do sistema de escape é ainda mais intensa, e a resposta do motor mais direta.

 

O TT RS possui transmissão manual de seis velocidades, caracterizada por um elevado rendimento e por relações com um escalonamento curto, ao mais puro estilo esportivo, transmite a impressionante força deste motor de cinco cilindros, bem como aumenta a eficiência do comprovado sistema de tração integral permanente quattro (haldex).

 

A inovadora mistura de materiais no monobloco permite uma distribuição de pesos mais equilibrada entre os dois eixos e proporciona elevada rigidez que, por sua vez, é a base ideal para um comportamento preciso em qualquer tipo de situação. O trem de rodagem esportivo (de série) reduz em 10 mm a altura da carroceria em relação ao solo. Opcionalmente, é proposto o sistema de amortecimento adaptativo Audi Magnetic Ride, com duas funções características: Comfort e Sport.

O Audi TT RS está equipado com rodas de 18 polegadas e pneus 245/40. Os discos de freios ventilados possuem um diâmetro de 370 mm à frente e 310 mm atrás. Os discos possuem pinças de quatro pistões pintadas na tonalidade preta, com a inscrição RS. O sistema de estabilidade ESP integra um modo esportivo e pode ser completamente desligado.

 

Tanto o spoiler dianteiro como o traseiro, com diversos componentes laterais apresentam apelativas modificações. A Audi monta, de série, um spoiler traseiro fixo e oferece (opcional) um spoiler automático.

A imagem dinâmica do Audi TT RS está também expressa de uma forma evidente no interior, onde predomina a cor preta. O equipamento de série inclui, entre outros componentes, bancos esportivos, revestimentos em couro/alcântara, inserções em alumínio escovado, volante esportivo multifunções em couro, manômetros da pressão de sobrealimentação e óleo, cronômetro, sistema de ar-condicionado automático com sensor de inclinação solar, sistema de som com rádio concert e leitor de CD e faróis de xenon plus (inclui lavador de faróis e luzes diurnas com tecnologia LED). No Roadster destaca-se, ainda, uma capota com abertura elétrica e um defletor de ar elétrico.

 

Informações - Audi TT-RS

 

Motor:
- Cinco cilindros com 2,5 litros de cilindrada, sobrealimentação por turbocompressor e injecção direta FSI
- Potência de 340 cv (250 kW) e torque máximo de 450 Nm
- Aceleração 0 – 100 km/h em 4,6 segundos (Coupé), velocidade máxima de 250 km/h (opcionalmente 280 km/h)
- Consumo médio de apenas 9,2 litros/100 km (Coupé)

Transmissão:
-Câmbio manual de seis velocidades
- Tração integral permanente quattro com acoplamento viscoso controlado eletronicamente Haldex

Chassis:
- Suspensão esportiva RS
- Freios de elevado rendimento com pinças de quatro pistões na dianteira
- Rodas de 18 polegadas (19 e 20 polegadas, em opção); pneus 245/40 R18 e jantes de liga leve 9Jx18
- Sistema de amortecimento adaptativo Audi magnetic ride (em opção)

Carroceria:
- Carroceria de peso reduzido e elevada resistência produzida em alumínio e aço com construção AFS; peso de apenas 206 kg (Coupé)
- Spoiler traseiro automático;

Equipamento:
- Equipamento de série que inclui, entre outros componentes, faróis de xenon, luzes diurnas com LED, bancos esportivos, estofamento em couro/alcântara, sistema de informação ao condutor com indicador da pressão do turbo e da temperatura do óleo e função cronômetro, capota com abertura elétrica (Roadster), alarme, encostos de cabeça ativos, rádio concert com leitor de CD, volante esportivo multifunções em couro, ar-condicionado automático com sensor de inclinação solar.

 



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados