principal
   artigos
   technik
   encontros
   eventos
   propagandas
   loja virtual
   fórum
   contato
   equipe
   parcerias



 

 


vai para a página inicial da volkspage
 
 

VW Passat - Tipo 3AA (Euro Spec)

Texto: Press-Release VW
Imagens: Divulgação VW

Data: 07 de Junho de 2011

 

 

Com 15 milhões de unidades vendidas, este best seller da Volkswagen surge mais imponente, seguro e econômico. E é o primeiro Volkswagen equipado com sistema de detecção de fadiga do motorista e frenagem de emergência para a cidade.

 

O estilo exterior foi reinterpretado, exibindo uma certa semelhança com o Phaeton, tanto na dianteira como na traseira, o que lhe confere maior presença.

 

Disponível desde o lançamento nas versões Sedan e Variant, o conjunto de inovações tecnológicas agora implementado nas versões Trendline, Confortline, Sportline e Highline, alcançou uma escala que anteriormente apenas estava disponível em modelos de categorias superiores.

 

Inovação

O Passat apresenta uma estreia mundial na sua classe, trata-se do sistema de detecção de fadiga, disponível de série a partir do nível de equipamento Confortline. E também é o primeiro Volkswagen equipado com uma função de frenagem de emergência para cidade, este sistema de assistência está integrado no sofisticado piloto automático adaptativo (ACC) com dispositivo Front Assist. A função de frenagem de emergência para cidade, é ativada em velocidades inferiores a 30 km/h e também reage com veículos imobilizados, e se necessário, inicia automaticamente a manobra de frenagem, contribuindo assim para evitar uma provável colisão frontal ou, pelo menos, minimizar os danos resultantes.

 

Conforto

O novo Passat oferece ainda mais requinte. Basta um certo movimento com o pé na parte traseira do veículo para abrir o porta-malas do Passat sedan (Easy Open).

Ao pressionar de um botão, o Passat “visualiza” os lugares para estacionamento paralelos e perpendiculares na via de circulação e, a pedido, pode automaticamente manobrar e conduzir o veículo para o espaço de estacionamento com a precisão de centímetros (Park Assist II).

 

O motorista não necessita mais se preocupar com o controle da luz alta; estas se manterão sempre ligadas desde que o tráfego permita, sendo assim o sistema ativa e desativa automaticamente a luz alta em função do tráfego que circula em sentido contrário ou à sua frente. Este sistema opcional de assistência à luz alta chama-se Dynamic Light Assist. Se o veículo estiver equipado com os faróis bi-xenon equipados com iluminação em curva, a luz alta mantem-se sempre ativa e são apenas atenuadas se causarem perturbações (como o ofuscamento) ao restante tráfego. Ambos os sistemas entram em funcionamento assim que o veículo atinge 60 km/h.

Tal como no Phaeton e no Touareg, o Passat também alerta o condutor para os veículos que passam no ponto cego de visão do retrovisor (Side Assist). O novo modelo recorre a imagens recolhidas pela câmera dianteira para detectar sinais de limite de velocidade, mostrando-os no painel de instrumentos. Quando é tecnicamente possível, este sistema de detecta sinais de trânsito também visualiza locais onde a ultrapassagem é proibida (Lane Assist), alertando a atenção do motorista para essas situações.

 

Mais qualidade

Agora mais do que nunca, as tecnologias e a maior qualidade de construção e materiais marcam a diferença do novo Passat face aos concorrentes. Estes padrões de qualidade são perceptíveis no interior, com materiais referência para a categoria, novos bancos, revestimentos das portas, iluminação ambiente, console central e o redesenho da instrumentação, conferem um efeito elegante, tanto em termos visuais como ao toque.

 

Silêncio

O novo Passat é extremamente silencioso, e a razão deste elevado isolamento acústico deve-se à adoção de novos materiais isolantes integrados ao painel e portas, capazes de filtrar eficazmente os ruídos provenientes do exterior. Além disso, o pára-brisas conta com uma nova película acústica que elimina ruídos externos adicionais. Esta película está disponível opcionalmente para as janelas laterais.

 

Segurança

Também foram alcançados progressos relevantes em matéria de segurança, o modelo anterior já tinha obtido a classificação máxima (5 estrelas) nos testes de colisão realizados pelo Euro-NCAP, mas a nova geração Passat possui sistemas ainda mais avançados, tais como detecção de uso de cintos de seguranças nos bancos traseiros e novos apoios de cabeça ativos para motorista e passageiro dianteiro, que reduzem o risco de lesões resultantes do efeito chicote. A introdução de sistemas mais sofisticados, otimizam os padrões de segurança do Passat.

 

Sustentabilidade

Por último mas não menos importante, o Passat define novos padrões no que respeita à sustentabilidade. Todos os motores (com potências entre 105 e 170 CV), são mais econômicos, com redução no consumo de até 18%. O menor diesel disponível (1.6 TDI de 105 CV), apresenta agora um consumo médio de apenas 23.2 km/l, com emissões de somente 114 g/km CO2. No Passat Variant, os baixo consumos é mantido, para um máximo de + 0,1 l comparado ao sedan). Os motores à gasolina 1.4 16v TSI a 3.6 vão de 122cv a 300cv, este último, é equipado com o V6 3.6 (VR6), que também foi otimizado em relação à consumos e emissões.

 

Em ambas as versões de carroceria, o Passat é um modelo extremamente seguro, confortável e potente, um dos mais completos entre os sedans estradistas, contudo, o Passat destaca-se também pelos baixos níveis de emissões de CO2 e consumo de combustível, capaz de proporcionar excelente autonomia, como é o caso Passat 1.6 TDI BlueMotion, cujos 70 litros do tanque de combustível e o consumo médio de 23.2 km/l possibilitam rodar até 1628 km, com apenas um abastecimento.

 

Principais aspectos

Sistemas de assistência e dinâmica de condução: Controle de chassis adaptativo DCC, piloto automático adaptativo ACC, Easy Open, Front Assist com função de frenagem de emergência em cidade, Dynamic Light Assist, Keyless Access, Lane Assist, Light Assist, sistema de detecção de fadiga, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Park Assist, câmera traseira Rear Assist, Side Assist e detecção de sinais de trânsito.

 

Na Alemanha, o preço do Passat 3C8 2.0 TSI Confortline semelhante lançado recentemente no Brasil se inicia em 34.375 euros para o Sedan e 35.375 euros para a Variant

No Brasil, o Passat 3C8 foi lançado em 05/2011, e está disponível na versão 2.0 TSI à partir de R$ 106.700 para o modelo Sedan e R$ 113.130 para a Variant.

 

Dimensões - Passat Sedan
(mm)
Comprimento: 4769
Largura: 2062 (incluindo espelhos)
Altura: 1472
Distância entre eixos: 2712
Porta-malas:
565 litros
Dimensões - Passat Variant
(mm)
Comprimento: 4771
Largura: 2062 (incluindo espelhos)
Altura: 1481
Distância entre eixos:
2712
Porta-malas:  
Motores
 
Diesel:
1.6 16v TDI 105cv, 2.0 16v TDI / Blue TDI 140cv, 2.0 16v TDI 170cv
Gasolina: 1.4 16v TSI 122cv 1.4 16v TSI Multifuel 160cv, 1.8 16v TSI 160cv, 2.0 16v TSI 211cv e 3.6 24v V6 300cv
Consumo médio
 
Diesel:
23.2 a 18.8 km/l
Gasolina: 16.9 a 10.7 km/l
Transmissão
 
Manual:
6 marchas
Automática:
6 e 7 marchas DSG (dupla embreagem)
Tração
 
Série: tração dianteira
Opcional:
tração integral (4MOTION)
Suspensão
 
Dianteira: tipo MacPherson
Traseira: Multilink, ligações múltiplas (quatro braços), ESP de série, controle de chassis adaptativo DCC (opcional), chassis esportivo, sistema autonivelante na Variant.
Níveis de equipamento
 
Versões Trendline, Confortline, Sportline e Highline
Infotainment: Sistemas Rádio-CD: RCD 310, RCD 510. Sistemas de Navegação: RNS 315 e RNS 510 (módulo TV opcional)
Sistemas periféricos: Entrada MEDIA-IN, entrada AUX-IN, sistema de som Dynaudio (600 Watt), sistema de som Volkswagen (300 Watt), Bluetooth “Premium”

 
Todas as Gerações do Passat
 
Passat Tipo 32: 1973
   
Passat Tipo 32B: 1980
   
Passat Tipo 35i: 1988
   
Passat Tipo 35i/3A: 1993
   
Passat Tipo 3B: 1996
   
Passat Tipo 3BG: 2000
   
Passat Tipo 3C: 2005
   
Passat Tipo 3AA: 2011
   


 



© 1997-2018 - Todos os direitos reservados