Alinhamento

É a garantia de que as rodas dianteiras do veículo estejam perfeitamente paralelas em linha reta, para que os pneus estejam perfeitamente apoiados no solo é necessário que os parâmetro de alinhamento estejam com seus valores dentro da especificação, desta forma se obterá uma melhor estabilidade do veículo e uma maior vida útil dos pneus.

Cambagem

Cambagem é o ângulo formado pela inclinação das rodas em relação a um plano vertical. Se um ângulo de cambagem esitver incorreto, quando muito positivo ou muito negativo, causará desgaste irregular na banda de rodagem do pneu e também vibrações na direção do veículo.

cambagem.gif (5861 bytes)

Caster

Caster é o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino mestre ou da linha imaginária que passa pelos pivôs em relação a um plano vertical. Tal ângulo tem a finalidade de permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição primitiva, após efetuada uma curva, ou seja, caso o caster esteja fora o veículo tenderá a puxar para o lado cuja roda estiver mais para trás, provocando o arraste da mesma e consequentemente reduzindo a vida útil do pneu. Outra irregularidade que pode ocorrer é a vibração em linha reta.

caster.gif (6414 bytes)

Convergência (+) e Divergencia (-)

Andando em linha reta, é indispensável que o veículo tenha um perfeito paralelismo tanto entre as rodas dianteiras como traseiras, para que os pneus não sofram arrastamentos, se estiver fora os pneus sofreram um desgaste prematuro e irregular devido ao arraste das rodas. Com uma convergência demasiada, pode ocasionar desgaste excessivo da banda de rodagem nas raias internas e na área do ombro do pneu. A divergência provoca desgaste excessivo da banda de rodagem nas raias externas e na área do ombro.

convergencia.gif (7600 bytes)

Hoje em dia a maioria das empresas que prestam esse tipo de serviço possuem equipamento informatizados, geralmente sempre lhe entregam um tipo de relatório como garantia de que o serviço foi feito, portanto separamos os ângulos corretos conforme o fabricante:

Santana e Quantum

Suspensão dianteira

Ângulo de cambagem - 50' a - 10'
Alinhamento das rodas viradas a 2° à esquerda ou á direita  
Esquerda - 1°55' a -55'
Direita - 1°35' a -35'
Cáster - Até Dez. de 1996 1°20' a 20'
Cáster - A partir de 1997 1° a 2°
Suspensão traseira
Cambagem - 2° a - 1°20'
Diferença máxima de cambagem entre os dois lados 30'
Convergência 10' a 40'
Diferença máxima de convergência entre os dois lados 20'